TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Empresas na Exportação

Por:   •  30/5/2016  •  Artigo  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Crise Argentina e seu Impacto nas Exportações Brasileiras

 

Ana Flávia dos Santos Barreto 

 

Resumo 

 

Este Artigo vem informar os impactos da crise econômica Argentina no Brasil, interferindo na exportação, principalmente industrial brasileira. Além de, apresentar alguns fatos sobre a crise Argentina e sua história como parceira comercial do Brasil. Também será analisado o efeito da crise no MERCOSUL e será apresentada uma breve comparação entre a crise brasileira e argentina, apontando alguns fatores em comum que levaram esses dois países a sofrer uma queda na economia.

Palavras-chave: Crise, Argentina, Economia. 

Introdução 

A Argentina é uma grande parceira comercial do Brasil, além de vizinhos e pertencentes do mesmo bloco econômico MERCOSUL (Mercado Comum do Sul). Suas economias estão ligadas, portanto, uma crise na Argentina poderá afetar o Brasil, assim como uma crise no Brasil poderá afetar a Argentina.         

Com sua economia fraca, a Argentina nunca realmente conseguiu se recuperar da crise ocorrida em 2001, após um calote na dívida pública e uma série de restrições contra a saída de dólares, o país perdeu a credibilidade do sistema financeiro, afastando assim, empresas estrangeiras situadas no país e investidores  que poderiam trazer dinheiro para a economia Argentina. Com restrições fortes em relação ao mercado externo, as importações perderam força, prejudicando os países que exportavam lá, incluindo o Brasil.

A inflação disparou, as reservas internacionais tiveram uma drástica redução, levando o país a ter grandes dificuldades para conseguir empréstimos, piorando a situação, pois o país não tinha dinheiro para a manutenção da infraestrutura. A inflação chegou a quase 30% ao ano em 2013, as reservas internacionais caíram para menos de US$30 bilhões.

As exportações brasileiras para a Argentina tiveram uma queda, prejudicando setores como de automóveis que tiveram uma redução de 2% nas exportações.

 Ana Flávia dos Santos Barreto, e-mail: anaflaviabarreto96@hotmail.com;

Temas para desenvolvimento:

  • Explicar a Crise Argentina
  • Argentina: Parceira Comercial Brasileira
  • A Crise Argentina e seus Efeitos no Brasil
  • Queda nas Importações de Produtos Brasileiros na Argentina
  • Crise Argentina e o MERCOSUL
  • Comparação: Crise Econômica Brasileira e Argentina

_______________________________________________________________

Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (172.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com