TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e pequenas empresas: orientações para uma boa gestão

Trabalho acadêmico: Micro e pequenas empresas: orientações para uma boa gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

CONTEXTO EMPRESARIAL

ÍNDICE

1. Introdução............................................................................................................. 3

2. Micro e pequenas empresas: orientações para uma boa gestão......................... 4

3. Considerações finais............................................................................................. 6

4. Referências bibliográficas..................................................................................... 6

1. Introdução

a cada dia que passa, o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar na tomada de decisões. E essa complexa malha organizacional exige uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla.

a controladoria proporciona ao profissional atuar na área econômica e financeira através do desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais que proporcione essa visão ampla, com base em dados da contabilidade, que facilite o posicionamento dos executivos numa empresa, desde o aspecto operacional até o estratégico.

no Brasil, de acordo com o SEBRAE (sistema brasileiro de apoio às micro e pequenas empresa), são classificadas como micro ou pequenas empresas, aquelas que absorvem maior contingente de mão de obra em relação às empresas de grande porte. O problema é que muitas dessas empresas não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerrando suas atividades com pouco tempo de vida. Sem dúvidas este é um motivo de bastante relevância neste ciclo de encerramento das atividades das empresas, mas não é o principal. Em recentes pesquisas realizadas pelo SEBRAE, constatou-se que o principal motivo para o encerramento das atividades das micros e pequenas empresas no Brasil é a falta de planejamento, tanto financeiro como estratégico.

este trabalho tem como objetivo principal o aprofundamento no estudo do planejamento, tanto no estratégico como no financeiro e operacional, nas micro e pequenas empresas, na tentativa de trazer soluções viáveis para esta problemática através de conhecimentos da controladoria, procurando detalhar a melhor maneira possível para os empresários realizarem este planejamento, visando auxiliá-los na solução de problemas.

2. Micro e pequenas empresas: orientações para uma boa gestão

um dos problemas que leva as micros e pequenas empresas a fecharem suas portas é o fato dessas organizações não suportarem as pressões normais do cotidiano. São postos de serviços fechados, produtos ou serviços que deixam de ser oferecidos à sociedade, enfim um verdadeiro desperdício dos recursos que compõem estas organizações.

muitos empresários acreditam que a instabilidade econômica seria a maior razão para o fechamento de suas empresas, dificuldade para aquisição de financiamentos, juros altos, queda do poder aquisitivo, etc. realmente estes fatores ocorrem e têm grande peso na administração das micro e pequenas empresas, mas não são os principais fatores causadores de tantos problemas.

um dos principais problemas que leva estas micros e pequenas empresas a encerrar suas atividades é a falta de planejamento por parte de seus administradores. Isso porque a maioria deles não são devidamente capacitados para assumirem a responsabilidade de controlar, organizar, gerenciar, enfim de administrar suas empresas. Sendo assim, a maioria dos empresários contrata contadores para auxiliá-los na administração de suas empresas. Sendo assim, percebemos que a contabilidade passou a ser utilizada como uma ferramenta de auxílio na administração das organizações.

a comunidade empresarial tem que acordar para a realidade, especialmente os micro e pequenos empresários que lutam para consolidação de seus negócios, de que precisam de profissionais, como os contadores, por exemplo, que possam orientar os processos dentro dessas organizações. Este profissional poderá vir a demonstrar e convencer esses empresários de que o planejamento é uma ótima ferramenta de previsão e controle. Ele possui a função de orientar os empresários a tomar decisões para sua empresa, no que diz respeito a captação de recursos para fazer novos investimentos. Afinal:

a finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. (costa, 2009 p. 29).

um dos grandes entraves de uma maior aceitação do profissional em contabilidade é o custo do investimento, a realidade financeira das micro e pequenas empresas, nem sempre comporta esse investimento.

então, diante desses entraves, o que as micros e pequenas empresas poderiam fazer? Uma solução seria contratar um escritório de contabilidade, ao invés de manter um contador exclusivo, esta seria uma forma de ter o serviço de contabilidade de uma maneira mais econômica.

antes do profissional de contabilidade ter o primeiro contato com o empresário, é interessante que ele faça um estudo da situação da determinada empresa, quais seus pontos fortes e fracos, aonde e em que pode melhorar o que é preciso fazer para isso, e estudar qual sua capacidade financeira, para quando tiver esse contato com o empresário, poder explicitar como o seu trabalho seria de grande valia para a empresa, e como o empresário poderia ter o retorno desse investimento. Isso se torna mais fácil quando o profissional já é renomado e tem bons precedentes, pois terá mais facilidade em conquistar a confiança do empresário.

outra questão que merece destaque na organização das micro e pequenas empresas são os conhecimentos matemáticos, afinal, é através do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com