TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão, visão e valores para os membros da empresa

Artigo: Missão, visão e valores para os membros da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Artigo  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 Missão, Visão e Valores para os integrantes

Podemos assumir que basicamente o que uma empresa precisa estabelecer desde o começo são sua missão, sua visão e seus valores, podendo todos eles se transformarem ao longo do tempo por vários motivos, estando entre eles, mudanças organizacionais, mudanças no ambiente externo e/ou interno, mudanças no mercado e os requisitos dos clientes frente suas necessidades que estão em constante mudanças.

A missão de uma empresa corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. Portanto, a missão representa a razão de ser da empresa. Um fato interessante sobre a missão de uma empresa é que ela na verdade é muito ampla, envolvendo inclusive expectativas. Dentro da missão devemos estabelecer os propósitos da empresa, ou seja, devemos explicitar os setores de atuação, o porquê de esta empresa existir e a quem ela atende.

A visão de uma empresa corresponde ao futuro desejado pela empresa, sendo ele alcançado através de esforços individuais, esforços em equipe e alocação de recursos, muitas vezes um problema se não administrado com cuidado e atenção, pois se as ordens não forem claras os subordinados não obedeceram causando então uma situação desagradável por assim dizer, mas isso é mais um problema de administração do que a visão. A visão de uma empresa pode ser conceituada como os limites que os donos da empresa conseguem enxergar de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Em outras palavras, a visão proporciona o delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa, ou seja, a visão representa que a empresa quer ser. Na visão devemos também abordar aspectos importantes como em que direção devemos apontar nossos recursos e a onde esses recursos investidos estão levando a empresa. Vale lembrar que a visão deve ser resultado do consenso e do bom-senso de um grupo de líderes e não da vontade de uma pessoa.

Por último mas não menos importante vem os valores de uma empresa, foi verificado que os valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, dito isso, podemos afirmar que os valores são de extrema importância para a empresa, pois se as crenças que a empresa apresenta são consideradas erradas ou mais prejudicam do que beneficiam, a visão da empresa poderá nunca ser realizada. O debate e a consolidação de fortes e sustentados valores são de elevada importância para a maior qualidade do processo e dos resultados do planejamento estratégico nas empresas.

Não temos a necessidade de listar um livro cheios de palavras que representam os valores de uma empresa, por exemplo, se um dos valores da empresa é definido como "Ética", o próprio termo já é suficiente para que entendamos o que a empresa quer dizer. Valores são as regras do jogo para que, executando a missão, alcancemos a visão. Portanto, ao expressar os valores de uma empresa devemos levar em consideração também que quantidade não é sinônimo de qualidade e que para um bom entendedor poucas palavras bastam.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »