TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão, Visão e Valores da Empresa DBTEC Sinalizadores e Painéis Elétricos

Trabalho acadêmico: Missão, Visão e Valores da Empresa DBTEC Sinalizadores e Painéis Elétricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.904 Palavras (20 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa. Ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias nos desempenhos de suas funções. O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização. A controladoria se apoia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional

DBTEC SINALIZADORES E PAINÉIS ELÉTRICOS

Missão, Visão e Valores da Empresa DBTEC Sinalizadores e Painéis Elétricos.

Missão

* Intensificar a energia e o brilho dos nossos colaboradores, para superar as expectativas dos clientes com atendimento diferenciado, qualidade garantida e responsabilidade socioambiental.

Visão

* Ser a maior empresa nacional de sinalizadores de obstáculos, em toda sua abrangência, e estar entre as 10 maiores empresas de montagem de painéis do brasil.

Valores Fundamentais

* Confiança: A DBTEC, com suas atividades, várias estruturas de gestão, centros de produção e países é, por definição, uma empresa complexa. A confiança mútua entre os colegas e seus superiores hierárquicos é essencial para nossa atividade profissional e a gestão eficiente dos nossos projetos.

* Ética

* Comprometimento

* Respeito

* Honestidade

* Companheirismo

* Eficiência

* Determinação

* Qualidade

Entrevista Controller DBTEC

Qual missão da controladoria na sua empresa?

R: A Controladoria tem a função de obter e preparar as informações financeiras que sejam bases para a tomada de decisão empresarial. Seu trabalho deve ser sempre alinhado com as demais áreas da empresa no sentido de trabalhar de formar colaborativa para obter essas informações.

Quais as principais funções de um Controller?

R: O Controller deve ser responsável por garantir a nitidez das informações e reporta-las aos maiores níveis da organização para o auxilio na tomada de decisão. É um profissional que tem amplo campo de trabalho e auxilia nas análises para a tomada de decisão empresarial. Umas das funções mais importante de um Controller é organizar todo o processo orçamentário da empresa, pois essa será a base para a elaboração de todas as análises mensais durante o exercício.

Quais os maiores desafios da profissão?

R: O profissional de Controladoria deve buscar adquirir conhecimento e know how sobre todas as áreas/processos da companhia, ou seja, ele deve estar alinhado com as estratégias da empresa e constantemente se atualizando.

Um desafio também é promover a integração da Controladoria com as demais áreas para que o trabalho seja feito por todos e todos tenham responsabilidade sobre ele.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de Controladoria?

R: Qualquer implantação deve ter suas premissas muito bem definidas. Para uma Controladoria baseada no controle orçamentário a maior dificuldade é o conceito/cultura. Um orçamento deve ser bem desenhado para que ocorram os mínimos desvios e os que vierem a ocorrer é de extrema importância as devidas explicações. Cada gestor deve se sentir responsável e comprometido com o seu orçamento. Isso se baseia na teoria de Accountability.

Engajar as pessoas na importância desse controle é a parte mais difícil. Mas é papel dos Analistas de Controladoria trabalhar em conjunto com as áreas para obter uma informação única e de qualidade.

IMPORTÂNCIA DO SETOR DE AUDITORIA INTERNA NO DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA

A Auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanço. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou as grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que têm na confirmação dos registros contábeis a proteção ao seu patrimônio.

Ela surgiu na Inglaterra como dominadora dos mares e controladora do comércio mundial, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comércio e a primeira também a instituir a taxação do imposto de renda, baseado nos lucros das empresas. Os primeiros indícios foram vistos na Itália em 1851, onde foi constituído o primeiro Colégio de Contadores.

A auditoria tem por objetivo, fatos não registrados documentalmente, mais relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimônio administrado, cuja informação mereça confiança, desde que tais informações possam ser admitidas como seguras pela evidência ou por indícios convincentes.

No Brasil, o parecer do auditor expressa uma opinião e não uma certificação ou garantia de viabilidade futura da entidade ou atestado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com