TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças organizacionais da empresa Casas Bahia

Trabalho acadêmico: Mudanças organizacionais da empresa Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.492 Palavras (14 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3º PERÍODO

ATPS – TECNOLOGIAS DE GESTÃO

TUTOR Á DISTÂNCIA: Fábio Alexandre Falquetti

ANÁPOLIS / GO

2013

SUMÁRIO

ETAPA 1 – EMPRESA ANALISADA 3

ETAPA 2 – GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 5

ETAPA 3 – FERRAMENTAS DE GESTÃO 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

ETAPA 1 – EMPRESA ANALISADA

NOME: CASAS BAHIA

LOCALIZAÇÃO: Rua Engenheiro Portela – Centro – Anápolis – Go

SEGMENTO QUE ATUA: Produtos no Varejo, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e moveis.

PRODUTOS FABRICADOS OU COMERCIALIZADOS: Movéis e Eletrodomésticos.

Porte/ Tamanho: Porte médio na cidade pois tem muitas lojas em todo o País.

MISSÃO: Realizar o sonho dos seus consumidores através do acesso facilitado ao crédito e da prática de um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Proporcionando qualidade de serviço, presteza, concessão de crédito e assistência contínua no pós-venda.

Valores: Dedicação total a você, é o lema da empresa, onde o objetivo é ter tal valor percebido em todos os pontos de contato do consumidor com a marca.

A empresa Casas Bahia foi escolhida devido estar presente no cotidiano de milhões de brasileiros, principalmente os de menor renda, que têm móveis e eletrodomésticos comprados na renda. Essa vêm mantendo um ritmo de crescimento mesmo com a queda de negócios no segmento de varejo.

Diante disso pode-se observar que as empresas estão inseridas em ambiente de constante mudanças, e na busca pela eficiência e eficácia, as empresas precisam se atentar a tais mudanças.

Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do moderno administrador, Empresas e pessoas devem aprender rápido. Sabe-se que pessoas criativas e devidamente estimuladas tendem a trazer significativas contribuições para a empresa.

Mudança organizacional pode ser entendida como um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos.

Em virtude das novas tecnologias, oportunidade de crescimento global e tendência de enxugamento de pessoal, quase todas as empresas modernas estão mudando de alguma maneira.

As organizações precisam estar atentas as novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.

Com relação a quebra de paradigmas e mudanças, o gerente da loja da cidade de Anápolis, é enfático quando diz que as mudanças e novas formas de planejar e pensar são fundamentais em meio tão competitivo. A inovação hoje é o grande diferencial. E isso não é diferente nas Casas Bahia.

Casas Bahia faz promoções semanais e quinzenais e oferece preços baixos e facilidade na concessão de crédito. Isso aumenta a freqüência à loja e a fidelização do cliente, que atinge um índice de 70%, número considerado alto para o varejo.

As inovações podem ocorrer da seguinte forma: a) introdução de um novo bem não familiar aos consumidores ou então de nova qualidade de um certo bem; b) introdução de um novo método de produção - método ainda não experimentado dentro de certo ramo produtivo, mas que não precisa obrigatoriamente derivar de qualquer descoberta científica; c) abertura de um novo mercado, ou seja,um mercado em que o produto de determinada indústria nunca tivera acesso antes, independente deste mercado ter ou não existido anteriormente; d) descoberta de uma nova fonte de matéria-prima ou de produtos semi-acabados, também, independente desta fonte ter existido ou não anteriormente; e e) reorganização de uma indústria qualquer, como a criação ou a ruptura de uma posição de um monopólio.

Através da criação da Bahia Trust, a Casas Bahia passou a perceber rentabilidade nas operações de crédito a seus consumidores, e o dinheiro passou a ser um novo produto. A inovação através de um novo mercado foi percebida pela atuação do portal de comércio eletrônico na internet. A empresa estabeleceu uma nova forma de organizar o comércio eletrônico, promovendo sinergia entre as lojas físicas e a loja virtual, através de uma logística integrada, que ajuda na captação de informações de seus consumidores, bem como no fortalecimento da marca, numa estratégia clara de marketing e inteligência competitiva.

Segundo a empresa, um dos fatores que explicam seu sucesso é o financiamento do crédito com capital próprio. Isso a torna competitiva com relação à concorrência e faz com que possa oferecer promoções consideradas agressivas em termos de preço e de prazo de pagamento. De fato, a política adotada para a cobrança de juros e o desenvolvimento de promoções coloca a Casas Bahia na posição de mais lembrada no segmento de eletrodomésticos e móveis. A nova ordem na indústria proporcionou um novo produto.

Passo 3 Etapa 1

O termo paradigma pode ser explicar como aquele que serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referencia, para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso.

Assim empresas, devem ter um sistema de informação eficiente e de qualidade para que assim possa estar atualizada frente a inovações e mudanças necessárias. Onde é possível obter um quadro real e atual de sua empresa, como vendas, recursos administrativos, gestão de pessoal, concorrência, e assim estará preparada diante das necessidades de mudanças e ações visando melhoria e cada vez mais atingir seus objetivos com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com