TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação – Instrumento de gestão da Ética e Habilidade imprescindível ao líder

Artigo: Negociação – Instrumento de gestão da Ética e Habilidade imprescindível ao líder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Artigo  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Negociação – Instrumento de gestão da Ética e Habilidade imprescindível ao líder.

A negociação é o maior instrumento de gestão. Pois o líder tem que unir a equipe motivando e chegando a um consenso. Nesta hora a ética é fundamental, pois visam o acordo comum para ambas as partes.

O gestor que aplica sua administração a ética conseguirá expressar o valor do dialogo e o bem comum de todos. Notamos que a negociação ética é algo imprescindível ao líder, pois ela é uma condição natural em todo relacionamento.

Todas as pessoas são influenciadas e também influenciam e nem sempre essa influência parte de quem detêm a autoridade formal.

Ter consciência ética é essencial para uma boa formação da cultura grupal. Os grupos significam objetivos comuns, organização e liderança. O que move o grupo é o nível de motivação ao atingir os objetivos. O ponto chave é, portanto, o interesse comum.

No ato de negociação é imprescindível que cada veja em algum ponto, criando uma participação geral onde dá a união entre as pessoas.

As desigualdades quando bem administradas, vão se completando onde se via uma visão estratégica com competência crítica. Quando se centraliza o poder e o ato de negociação em uma única pessoa, o desenvolvimento pode ser prejudicado e a motivação também sendo assim as outras pessoas não sente atração para mostrar suas habilidades e novas criatividades.

A rigidez nas decisões sem flexibilidade faz com que o grupo morra e nesta situação a organização terá muitos prejuízos

Há um ciclo vicioso do mau relacionamento e a perda do sentido ético onde:

• Não se percebe a necessidade da negociação;

• Não se quer negociar;

• Não se sabe negociar.

A partir desta insatisfação é onde surgem as ignorâncias das motivações humanas, onde se não negocia as regras.

Assim percebemos que a arte de negociar está em todos os momentos e não somente no termo “negociar”. Deste modo temos a consciência que negociar é o objetivo necessário o tempo todo para nossa a vida.

O bom líder tem que ter habilidades na negociação com vontade estratégica.

A dificuldade de negociar pode ser cultural ou a habito de não valorizar participação ou medo de alguém se destacar, revertesse o quadro é algo desafiante para o líder, principalmente porque o ato de negociação é se dado o tempo todo.

O acordo entre os objetivos dos grupos faz surgir uma relação de confiança e quem ganha com isso é a organização, vencer os medos e as desconfianças com os colegas de trabalho gera um nível produtivo e expressivo.

Negociar significa democracia e quem ganha é as duas partes, e o ambiente se tornará mais harmonioso. Isso significa comprometimento ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com