TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÚMEROS ÍNDICES

Resenha: NÚMEROS ÍNDICES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

NÚMEROS ÍNDICES

Os números índices são medidas usadas para comparar grupos de variáveis que possuem algum relacionamento entre si de tal forma que seja possível a obtenção de um quadro organizado dos comportamentos das variáveis dentro desse grupo selecionado como, por exemplo: variação de preço do produto A num determinado espaço de tempo ou uma comparação do produto A com o B em termos de preço em um determinado período de tempo.

Pode ser definido como um instrumento estatístico utilizado por várias áreas como: administração, economia, contabilidade, engenharia etc., para fazer comparações de alterações em variáveis específicas num dado espaço de tempo.

Geralmente se trata de variáveis como: preço, quantidades, volume de produção etc., de um elemento qualquer ou de vários elementos tomados para comparação.

Os números índices utilizados em estatística contribuem para as análises principalmente comparativas de períodos.

2.8 – DEFLAÇÃO DE DADOS

Deflação entende-se o processo inverso à inflação - uma diminuição do índice de preços no consumidor, uma queda de preços.

A inflação reduz o valor real do dinheiro ao longo do tempo; inversamente, a deflação aumenta o valor real do dinheiro. Isto é, compra-se uma maior quantidade de bens com a mesma quantidade de moeda. A deflação está normalmente associada a períodos de recessão - como a Grande Depressão.

A deflação pode ser gerada por uma procura agregada inferior à da oferta do produto potencial e daqui pode ganhar um ritmo próprio ao estabelecer-se na economia criando expectativas de deflação para os anos futuros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com