TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO UNIVESITÀRIO UDF

Por:   •  22/11/2018  •  Seminário  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVESITÀRIO UDF

Rosaceae

Nomes: Saskya Lilia M. S. Torres/18495478

                               Daniel Dias Santos/18512291

                                    Davino Caliman Neto/ 18473695

                               Carolina Lopes Martins/ 17379971

                               Giovanna V. Gonçalves de Melo/ 17662885

                           

CENTRO UNIVESITÀRIO UDF

Introdução

O trabalho tem como objetivo retratar as características mais importantes da família Rosaceae, mostrando sua classificação biológica, principais gêneros, importância econômica e biológica e distribuição ao redor do globo.

Distribuição

As espécies da família Rosaceae são encontradas por toda a extensão do globo, com exceção da Antártida, Groenlândia e de regiões desérticas, tendo sua maior parte encontrada no continente americano e na porção do hemisfério norte do planeta.

Classificação

 

A família Rosaceae apresenta várias classificações distintas e com uma imensa abrangência que vai desde plantas ornamentais, as mais conhecidas sendo as rosas (Rosa sp.), até as frutas mais populares e que são consumidas diariamente por muitos, como a maça(Malus sp.). Possuindo cerca de 4.828 espécies distribuídas em 91 gêneros essa família pode ser considerada uma das mais diversas dentro do grupo das Angiospermas.

Características gerais

Tais espécies são encontradas nas formas de árvores, arbustos, subarbustos ou ervas. Possuem folhas alternas, simples ou compostas com margem geralmente serrilhada. Suas flores possuem geralmente de 4 à 5 pétalas livres, tem simetria actinomorfa, e são dióicas. Seus frutos podem ser simples, agregados ou pseudocarpos.

Características diagnósticas

As flores da família Rosaceae podem ser sinsépalas ou dialissépalas. Seu androceu possui um ou vários estames livres e gineceu compostos por vários carpelos, livres ou soldados. Seu receptáculo é formado por um eixo com forma ligeiramente côncava ou plana, onde estão inseridas as pétalas e sépalas. Os lóculos de seus frutos possuem, cada um, um óvulo, e o ovário é, na maioria das vezes, sincárpico e ínfero, ou apocárpico e súpero. Os frutos que não se abrem são formados por carpelos numerosos onde no alto possuem um penacho branco e sedoso. As frutas podem ser pomos, drupas, folículos, aquênios e cápsulas, carnudas ou secas. São plantas geralmente regulares.

Principais gêneros

Por ser uma família bastante diversificada, possui muitos gêneros que são considerados importantes não só para os seres humanos, como também para os animais que se alimentam e precisam dessas plantas, a exemplo disso temos os gêneros Rosae Spiraea, que são plantas bastante utilizadas na ornamentação, sendo as Rosas possuidoras de grande valor simbólico, existe também o gênero Prunus, que inclui as ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros e amendoeiras. Algumas espécies de Filipendulae Potentilla servem de alimento para as larvas de insetos da ordem Lepidoptera, há também o gênero Fragaria, comumente conhecido como morango.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com