TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SEU CONTEXTO HISTÓRICO

Por:   •  8/12/2019  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

A resenha sobre o texto de MARTIS, Tais sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e seu contexto histórico traz uma reflexão histórica sobre as questões ambientais no tocante ao desenvolvimento sustentável. Assim como, faz uma alerta sobre a possibilidade que o homem tem em modificar o meio ambiente, entretanto deve estar atento às consequências prejudiciais a vida das pessoas.

Ao iniciar uma resenha crítica, faz-se imprescindível trazer para a reflexão alguns aspectos que até o momento suscita discussão, portanto, não se trata de consenso sobre sustentabilidade nos diferentes setores da sociedade e dos países em desenvolvimento, mas, o texto provoca uma discussão dialética sobre o mesmo. Vale portanto, iniciar a resenha pontuando esses aspectos, a serem desenvolvidos ao longo da resenha com um estabelecido diálogo com outros autores.

A discussão sobre desenvolvimento sustentável faz parte da pauta atual da sociedade humana e assume no mundo uma relevância social, econômica e política em qualquer parte do mundo. Não se trata de política diferenciada pelo aspecto de desenvolvimento da sociedade ou do crescimento econômico de um lócus específico, mas, de uma totalidade, que assume um risco global, sistêmico ou em rede.

No plano intelectual, essa discussão suscita uma reflexão sobre sustentabilidade e, em decorrência, as questões ambientais. Em termos histórico, é possível avaliar os avanços e os retrocessos sociais e jurídicos. Ressalta-se, entretanto, que apesar de ser um tema sem pátria e de interesse global, existem os países que possuem uma soberania hegemônica, principalmente, quando se trata de países em um nível de organização, legislação e registro de experiências diferenciados, consequentemente, impera o aparelho regulatório e de controle desses países sobre os em desenvolvimento.

Em termos de sujeito social, acentua-se questão sócio histórico e cultural em que se pese a ação de transformação do homem sobre o ambiente e o uso dos recursos naturais não renováveis e os renováveis, além das condições de prevenção e de preservação ambiental. Não se pode assinalar que se trata de uma questão, apenas educacional, mas, também, de dominação e de poder sobre outros ou outrem. Portanto, ao lado da conscientização vêm outros termos igualmente importantes, como: cidadania, alteridade e condições de igualdade, educação e trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (23 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com