TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cenário Econômico

Por:   •  8/10/2020  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

FOLHA DE RESPOSTAS – AI

Cenário Econômico

O Economia Mundial está marcado pelas incertezas e instabilidades provocadas pela pandemia (Novo Corona Vírus /Covid-19). As expectativas sobre retomada e recuperação ainda são imprevisíveis até que se encontre uma solução para o problema. Para minimizar a situação, os governos acionaram seus pacotes emergenciais de políticas monetárias, dentre elas algumas especiais, para combater o cenário de crise.

No Brasil não foi diferente, a crise causada pela pandemia resultou em resultados negativos para o PIB brasileiro. As expectativas para o segundo semestre de 2020 ainda são de retração e afetam a maioria dos setores. Assim como em vários países do globo, o Brasil adotou políticas econômicas em combate a crise, em especial as que afetam diretamente as atividades das pequenas e médias empresas.

Em meu ramo de atividade (cabos e condutores elétricos) não fomos afetados diretamente, pois tínhamos projetos de longo prazo no seguimento de linhas de transmissão com cerca de 4 anos de duração e devido a implantação de vários protocolos de prevenção ao COVID, nos destacamos e seguimos em frente. As expectativas são de retomada de demanda, principalmente as dos produtos ligados aos instaladores e revendedores (comercio), e a retomada dos contratos que foram postergados pela chegada da pandemia no país. A inflação, mesmo com expectativa de baixa, é uma preocupação para o setor, isso porque a inflação de custo ligada ao aumento da taxa de câmbio deixou os preços das importações muito maiores reduzindo assim as margens de lucro de alguns contratos.

A previsão de baixa na inflação, citada nas expectativas econômicas do Relatório iCFO tem suas contrariedades. Como já mencionado, a inflação de custo foi fortemente agravada pelo aumente substancial da moeda americana e na teoria a inflação de demanda teria um efeito positivo no “equilíbrio das balanças” devido à redução na demanda por produtos e serviços. A realidade é bem diferente que essa teoria, isso porque a demanda não caiu em todos os setores e a oferta foi prejudicada pelo pessimismo de mercado, distanciamento social, inadimplência e dentre outros motivos.

Em resumo, a tendência é que a economia tenha um aumento gradativo em relação ao resultado do último trimestre do ano e que a inflação seja maior que o esperado devido ao aumento do dólar, aumento do valor da commodities e falta de oferta no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com