TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

Artigo: O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 199, buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, estabelecendo as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros, definindo a Taxa Selic. As reuniões se dividem em dois dias: composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central, os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e organizações do sistema financeiro, Fiscalização, Liquidações e Administração. Objetivo dessas reuniões é apresentam uma análise da conjuntura econômica incluído variáveis como a inflação, após análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentão alternativas para meta da Selic e recomendações para política monetária e após participação dos demais membros, as propostas são votadas.

A última Ata de N° 185ª, os membros do Copom analisaram a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para a economia internacional, no contexto do regime de política monetária, cujo objetivo é atingir as metas fixadas pelo governo para a inflação.

Os impactos que essa última reunião causou foi na econômia brasileira pois o consumo continua crescendo em alguns setores como vendas do comércio varejista avançou 0,8% em junho, em relação ao mesmo mês do ano anterior, em relação ao setor automobilístico e materiais de construção houve uma queda de 6,1% em junho comparando ao ano anterior.

À economia global apontam o crescimento sobre a Europa, altas taxas de desemprego, aliadas à consolidação fiscal. A inflação cresce moderadamente nas economias maduras, e mais altas nas emergentes com isso acaba gerando riscos e deprimiem os investimentos.

O copom teve impacto também na política monetária que deve contribuir para a consolidação de um ambiente macroeconômico favoravél em horizontes mais longos analisando os valores da inflação com Banco Central e também os cenários alternatvos. O Copom considera que, os riscos para a estabilidade financeira global permanecerem elevados, em particular os derivados de mudanças na inclinação da curva de juros. Outro impacto a ser mensionado foi manter a taxa selic de 11% ao ano,

Opinião

Conforme a reportagem da revista exame, o Copom manteve a taxa da Selic, em 11% na qual influência a atividade econômica (inflação), nessa ultima reunião O Copom alegou que os juros continuarão a subir no país encarecendo o crédito e estimulando a poupança, quando o juros é reduzido, o crédito fica mais barato incentivando o consumo, mas por outro lado alivia a inflação. Ao meu entendimento, a inflação é um ponto negativo para o crescimento da economia, pois acaba agindo de forma negativa, gerando a desconfiança por partes da sociedade, dificultando mais a vida financeira com elevação de impostos, e menos geração de empregos. Nosso governo necessita agir de forma rápida para solucionar esses impactos em nosso país, para que possa evitar uma tragédia financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com