TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comitê de Política taxa Monetária e a Ata de sua última reunião

Artigo: O Comitê de Política taxa Monetária e a Ata de sua última reunião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2014

O Comitê de Política taxa Monetária e a Ata de sua última reunião

O Copom

Comitê de Política monetária é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil, sendo responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros, que chamamos de taxa Selic. Este Comitê foi criado em junho de 1996, com o objetivo estabelecer um padrão adequado ao processo decisório de política monetária e torná-lo transparente à sociedade. O Copom é formado pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, o Presidente e os diretores de política monetária, econômica, assuntos internacionais e gestão de riscos corporativos, organização do sistema financeiro e controle de operações de credito rural, fiscalização, regulamentação do sistema financeiro e administração.

A última Ata

Reunião de nº. 185, ocorrida nos dias 2 e 3 de setembro de 2014.

Local: Sala de reuniões do 8º andar (2/9) e do 20º andar (3/9) do Edifício-Sede do Banco Central do Brasil – Brasília – DF.

Os membros do Copom analisaram a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para a economia internacional, no contexto do regime de política monetária, cujo objetivo é atingir as metas fixadas pelo governo para a inflação, que é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior da meta é 6,5% e Cabe ao BC perseguir o centro da meta de inflação, fazendo uso da taxa Selic como instrumento para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas essa medida alivia o controle sobre a inflação. E quando o Copom mantém a taxa básica, como fez na ultima reunião, o comitê indica que elevações anteriores foram suficientes para produzir os efeitos esperados na inflação. É valido lembrar que a inflação é medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e por outros índices, como o IGPM (Índice geral de preço do mercado); Índice Nacional de Custo da Construção (INCC); Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com