TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumismo na Economia

Por:   •  28/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

Consumismo

O consumismo é um tipo de arranjo social, e não apenas uma característica individual. É um arranjo que transforma as vontades, os desejos e os anseios das pessoas de forma permanente, independentemente de gênero, raça ou situação social. Por esses fatores, o seu significado torna-se diferente do significado da palavra consumo, já que este é indispensável para a sobrevivência física e para a movimentação da economia capitalista, desde que seja feito pela sociedade de forma responsável e consciente. O consumo sempre esteve presente na vida do homem e com o passar dos anos este ato passou por grandes mudanças e evolução, principalmente no período da revolução industrial, alterando os costumes das pessoas em relação à aquisição de bens.

Primeiramente, o consumo movimenta a economia de um país, por meio do estímulo do crescimento do produto interno bruto –PIB, o que gera tributos, devolvendo-os aos cidadãos em forma de serviços públicos. Além disso, o consumo organiza as relações sociais, exercendo um papel importante na formação das identidades das pessoas e nas relações entre elas. Dessa forma, o consumo muda a relação de como as pessoas enxergam a si mesmas e de como elas projetam a sua imagem para os outros. Hoje o consumo não é apenas uma questão de sobrevivência física como antes, mas sim parte que estrutura e organiza a vida social das pessoas.

Segundamente, quando o consumo é feito de forma exagerada, excedendo as necessidades humanas, ao ponto de provocar cargas elevadas de trabalho para satisfazer os seus desejos, alerta-se às atitudes voltadas ao consumismo. Esta insaciabilidade de desejos, sem ao menos pensar se precisa ou não daqueles bens e produtos, provoca a falta de qualidade de vida do cidadão, pois para conseguir realizar-se, terá de trabalhar mais, o que reduzirá o seu tempo para o lazer e para as relações sociais. Outro problema relevante gerado pelo consumo exagerado, é em relação aos recursos que são extraídos do meio ambiente para atender as necessidades atuais. A utilização sem controle e insustentável dos recursos naturais colocam em risco os ecossistemas, o que provoca desequilíbrios naturais, na maioria das vezes, irreversíveis.

Portanto, consumo e consumismo vão em direções opostas, considerando que este é uma prática que vai além das necessidades básicas do ser humano, sujeitando-se ao desperdícios e aos apelos globalizados do mercado, e aquele refere-se ao consumo centrado, responsável e necessário pela sociedade, que segundo Bergaman: “O consumo é uma condição e um aspecto permanente e irremovível, sem limites temporais e históricos; um elemento inseparável da sobrevivência biológica que nós humanos compartilhamos com todos os outros organismos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com