TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conteúdo da Matéria Economia e Ética

Por:   •  12/10/2018  •  Ensaio  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre o conteúdo da matéria Economia e ética.

Monismo e Dualismo, visões opostas.

A visão sobre economia e ética do ponto de vista Monista e Dualistas são bem distintos.

Do ponto de vista Monista, Economia e ética caminham em harmonia, pois as ações econômicas são frutos de ações individuais, que por sua vez são guiadas pela ética. Assim não havendo conflitos entre os dois. OBS: como se fossem uma coisa só ).

Os Dualistas, ao contrário do monistas, acreditam que existem conflitos entre Economia e ética, pois nem sempre os agentes econômicos ( indivíduos ) agem de forma ética, assim a economia entra em conflito com a ética.

Em HEGEL:

Composição do estado:

Sociedade Civil X Corporações X Estado.

A Sociedade Civil se constitui da dissolução da Família, através da educação os desejos individuais são formados nas famílias e são executados na sociedade civil.

As Corporações são formadas a partir da organização dos desejos de diversos grupos da Sociedade Civil, exemplo: Sindicatos, Associações de Moradores, ONG’s.

Por fim o Estado é o responsável por organizar e administrar os desenhos presentes na Sociedade Civil e nas Corporações, evitando conflitos de interesses dos diversos grupos da sociedade, Além de promover e garantir direitos essências para o coletivo.

Sistemas das Carências

As necessidades particulares, universais (Exemplo: Beber água, Comer, Se Vestir etc.), são carências SUBJETIVAS, que alcançam sua OBJETIVIDADE, isto é, sua SATISFAÇÃO, através do trabalho individual para se alcançar tal satisfação, ou por consequência do trabalho de um terceiro que trabalhou para satisfazer sua carência.

Adendo: As carências subjetivas só se tornam objetivas quando tomamos alguma ação para satisfaze-las, como por exemplo SE ALIMENTAR, todos nós temos essa carência, porém não na mesma hora e quando um indivíduo satisfaz essa carência ele satisfaz apenas a sua própria carência, não a das outras pessoas.

Quando me referi que a satisfação pode ser alcançada através do trabalho de terceiros, tomei como reflexão um canal construído para transportar água de um rio, quando alguém faz isso para facilitar o seu próprio trabalho, ela pode também estar facilitando o trabalho de outras pessoas que precisam de água. Outro exemplo é quando um pai de família trabalha e conquista comida para si e os filhos, nesse caso ele satisfaz sua própria carência e facilita os filhos a satisfazerem suas carências também, por assim a única coisa que eles tem a fazer é simplesmente se alimentar para saciar a fome.

Estamentos (Classes):

Substancial: O estamento substancial tem seu patrimônio oriundo do seu trabalho agrícola, ou seja, frutos do seu trabalho na terra/solo, este estamento é sempre grato à Deus pelas colheitas e vivem sempre delas.

Estamento da Industriosidade: Tem como principal objetivo dar forma aos produtos naturais, ou seja, trabalhar a matéria prima encontrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com