TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Copom

Artigo: O Copom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

O Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi criado em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer os objetivos da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Committee (FOMC) do banco central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council, do banco central da Alemanha. Em junho de 1998, o Banco da Inglaterra também instituiu o seu Monetary Policy Committee (MPC), assim como o Banco Central Europeu, desde a criação da moeda única em janeiro de 1999. Atualmente, uma vasta gama de autoridades monetárias em todo o mundo adota prática semelhante, facilitando o processo decisório, a transparência e a comunicação com o público em geral.

Desde 1996, o Regulamento do Copom tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição e às atribuições e competências de seus integrantes. Essas alterações visaram não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também refletiu as mudanças de regime monetário.

Destaca-se a adoção, pelo Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

O Copom (Comitê de Política Monetária) toma decisões que influenciam no valor do seu dinheiro, nos juros que você paga ao se endividar e nos juros que recebe ao investir? Em uma simples reunião eles podem decidir se o Brasil vai entrar em recessão.

A maioria de a população ignorar a importância das reuniões do COPOM. As coisas são feitas para que as pessoas não tenham interesse por coisas que mexem profundamente em suas vidas.

A última Ata

O Comitê de Política Monetária do Banco Central revisou para cima as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2014 tanto no cenário de mercado quanto no de referência. As novas informações do BC foram divulgadas, ele admite que taxas de juros deva continuar subindo em 2014 e em 2015, “o documento traz apenas que em ambos os cenários, a projeção de inflação se posiciona acima da meta” e não detalha se houve um movimento de alta ou de baixa em relação à perspectiva anterior.

O BC havia informado que, no cenário de referência, sua expectativa era de uma inflação em 5,6% ao final de 2014 e de 5,4% no encerramento do ano que vem. Já no cenário de mercado, a projeção do Copom é de IPCA encerrando 2015 em 5,3% - a mesma taxa de 5,6% é aguardada para o acumulado deste ano.

Opinião

Nos dias 2 e3 de Setembro de 2014, Os membros do Copom analisaram a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para a economia internacional, no contexto do regime de política monetária, cujo objetivo é atingir as metas fixadas pelo governo para a inflação.

Sabendo que juros elevados fazem as pessoas comprarem menos já que as parcelas ficam maiores. Pegar dinheiro emprestado fica mais caro. Juros elevados fazem as pessoas pouparem mais e com isto deixam de comprar hoje para comprar no futuro. Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com