TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COPOM - AULA TEMA 3 AUTODESENVOLVIMENTO

Monografias: COPOM - AULA TEMA 3 AUTODESENVOLVIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Educacional

2014.

SUMÁRIO

1 - O COPOM....................................................................................................................... 4

2 - A ÚLTIMA ATA.............................................................................................................. 5

3 - OPINIÃO............................................................................................................................ 8

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................ 9

1 - Comitê de Políticas Monetárias (Copom).

O Comitê de Políticas Monetárias (Copom) tem por seu objetivo de definir a taxa de juros verificar e estabelecer as diretrizes da política monetária. Sendo instituído em 20 de Junho de 1.996, a criação do comitê buscou proporcionar maior transparência, facilitando assim seu processo decisório.

Segundo o que consta no Copom acessado em 28 de agosto de 2.014, o regulamento tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, a periodicidade das reuniões, a composição e as atribuições e competência de seus integrantes, visando aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do comitê.

Ainda conforme o Copom, desde a adição pelo decreto 3.0088 em 21 de Junho de 1.999, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional, segundo o decreto casos as metas não sejam atingidas o Presidente do Banco Central deverá divulgar em carta aberta ao ministro da fazenda, os motivos e também as providencias e prazo para o retorno da taxa da inflação.

De acordo com o Copom os objetivos são “implantar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o relatório de inflação”. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a taxa selic.

Suas reuniões são divididas em 2 dias: ás terças é a primeira sessão e segunda é nas quartas. O Copom é composto pelos membros da diretoria coligada do Banco Central do Brasil.

Em seu primeiro dia de reunião os chefes apresentam uma análise da conjuntura doméstica, no segundo dia o diretor da Política Monetária e de política econômica, após analise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo. A decisão final sobre meta da taxa Selic é divulgada a imprensa ao mesmo tempo que é expedido comunicado através do Sistema de Informação do Banco Central.

O prazo de regulamentação da publicação da Ata do Copom na pagina do Banco Central e para a imprensa é de seis dias úteis. O Copom publica o documento “Relatório da Inflação”, a cada trimestre civil, analisando detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País.

2 - A ÚLTIMA ATA

A ultima Ata do Copom referente a suas reuniões em 15 e 16 de julho, sendo emitida sua publicação na internet em 24 de julho de 2.014, foi realizada na Sala de reuniões do 8º andar (15/7) e do 20º andar (16/7) do Edifício-Sede do Banco Central do Brasil – Brasília – DF.

Conforme a 184ª reunião teve por seu objetivo, analisar a evolução recente da economia, avaliação prospectiva das tendências da inflação e implementação da política monetária.

Alguns índices da Evolução recente da economia conforme a ultima ata:

• O IPCA atingiu 0,40% em Junho , 0,14 ponto percentual (p.p.) acima da registrada em junho de 2013 e 0,06 p.p. abaixo da registrada em maio de 2014.

• A variação mensal das medidas da inflação subjacente teve sua média calculada pelo Banco Central, deslocando 0,54% em maio para 0,62% em junho, tendo sua variação acumulada em doze meses 6,76%.

• O IGP-DI depois de recuar 0,45% em maio, recuou 0,63 em junho, acumulando em doze meses 5,77%. O IPA variou 5,24% em doze meses (6,02% em junho de 2013): 4,54% no segmento de produtos agropecuários e 5,51% no de produtos industriais. O IPC aumentou 6,55% em doze meses até junho (6,22% em junho de 2013). O INCC 7,23% (8,00% em junho de 2013), reflexo de pressões de custos de mão de obra, que variaram 7,89% no período.

• A taxa de desemprego para apenas quatro das seis regiões metropolitanas normalmente pesquisadas, por razão da paralisação dos servidores. A taxa de desocupação ficou estável nas quatro regiões divulgadas, em relação ao mês anterior. Em relação a maio de 2013, a taxa declinou 1,8 p.p. no Rio de Janeiro e 1,2 p.p. em São Paulo. Em Recife e Belo Horizonte, o cenário foi de estabilidade. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram criação de 58,8 mil postos de trabalho formais em maio, a menor geração líquida para o mês desde 1992. Em suma, dados disponíveis indicam estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho, embora na margem as evidências apontem acomodação.

• O saldo da balança comercial atingiu US$3,1 bilhões em doze meses até junho

• O preço do barril do petróleo do tipo Brent continuou próximo a US$110. Por sua vez, o Índice de Preços de Alimentos, calculado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), recuou 2,8% em doze meses até junho de 2014.

Alguns índices da Avaliação Prospectiva das tendências da Inflação conforme a ultima ate:

Os cenários considerados nas simulações contempla as seguintes hipóteses:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com