TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copom

Resenha: Copom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

O COPOM – Comitê de Política Monetária divulgou hoje, 26/01 a ata da reunião encerrada no último dia 18/01, na oportunidade a taxa Selic meta foi reduzida de 11,00% para 10,50% ao ano. Na avaliação da autoridade monetária há uma “elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares de um dígito”, ou seja, inferior a 10% ao ano.

Para o Copom, ocorreram “mudanças estruturais significativas” na economia brasileira, que determinaram recuo nas taxas de juros em geral, e, em particular, na chamada “taxa neutra” (que na teoria impediria a inflação e, e ainda, a queda no nível de emprego).

Na avaliação do Banco Central, a contribuição para a redução da taxa básica de juros da economia brasileira, as mudanças nos mercados financeiros e de capitais (bolsas de valores), bem como a o modelo de politica fiscal que prevê a manutenção de superávits primários – economia feita para pagar juros da dívida pública e manter sua trajetória de queda – e a elevação da oferta de poupança em moeda estrangeira.

“Para o Comitê, todas essas transformações caracterizam-se por um elevado grau de perenidade – embora, em virtude dos próprios ciclos econômicos, reversões pontuais e temporárias possam ocorrer – e contribuem para que a economia brasileira hoje apresente sólidos indicadores de solvência e de liquidez”, informou o Copom.

Na avaliação do Copom contribui, ainda, para a ponderação do cenário de juros abaixo de 10% ao ano, a desaceleração da economia e a crise financeira internacional. “Considerando ainda que a desaceleração da economia brasileira no segundo semestre do ano passado foi maior do que se antecipava e que eventos recentes indicam postergação de uma solução definitiva para a crise financeira europeia, neste momento, o Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares de um dígito”, afirmou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com