TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Ciências Econômicas Economia para Engenharia

Por:   •  12/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Engenharia

Departamento de Ciências Econômicas

Economia para Engenharia

TP03

ECONOMIA PARA ENGENHEIROS

--

--

--

Belo Horizonte, setembro de 2021

Questão 1.

O saldo na balança comercial é medido através do valor que um país exporta em produtos subtraído pelo valor que o país importa. Um país que exporta mais do que importa possui um superávit na balança comercial e o contrário se diz como déficit na balança comercial.

Segundo o gráfico apresentado, os períodos que ocorreram déficit na balança comercial brasileira foram entre 1995 e 2000 e entrei 2013 e meados de 2014.

Taxa de câmbio: O valor da moeda impacta diretamente a balança comercial do país. Os últimos anos temos o exemplo do Brasil que deve a moeda desvalorizada perante ao dólar e com isso o número de exportações de commodities (principalmente minério de ferro) teve uma alta grande, uma vez que o produto fica mais barato para os outros países.

Nível de renda da economia dos países: Uma vez que um país demonstra um grande crescimento econômico ele acaba impactando na balança comercial de outros países que fazem negócios para poder suprir a demanda local. Um exemplo disso é o aumento da economia chinesa que passou a demandar mais alimento para a população e com isso impactou a balança comercial do Brasil que passou a exportar mais alimentos para a China.

Os termos de troca: Os países utilizam taxações para poder controlar as balanças comerciais. Algumas vezes se torna mais interessante consumir o produto local do que importar produtos com taxas altas de impostos. Essa ferramenta é muito importante para proteger a economia do país. A África do Sul, por exemplo, não cobra impostos sobre automóveis e por isso é muito alto o número de carros importados no país. No entanto, o Brasil que possui várias montadoras no páis, protege o mercado local colocando taxas mais altas de impostos para importação de carros.

Questão 2.

A inflação é o aumento dos preços dos produtos, o que resulta em um menor poder aquisitivo das pessoas quando não há uma correção adequada dos salários. O Brasil historicamente sempre teve uma inflação alta comparada aos países desenvolvidos, onde se encontra inflação de aproximadamente 2% ao ano.

A deflação é o contrário da inflação, assim, tem-se uma redução dos preços dos produtos. É mais difícil de ocorrer e normalmente se dá por um aumento da oferta de produtos e diminuição da procura.

A inflação de custos ocorre quando existe um aumento nos custos de produção de um produto e com isso o valor final é reajustado. Esse aumento nos custos pode acontecer devido ao aumento de encargos trabalhistas, aumento dos custos de matéria prima, falta de profissionais capacitados e consequente aumento de salários, aumento das taxas de juros.

A inflação de demanda acontece devido a procura e oferta de produtos. Quando se tem um aumento de procura por produtos o preço é elevado e ocorre uma inflação. Recentemente, pode se ver um aumento dos preços dos eletrônicos, uma vez que o consumo por computadores, notebook e celulares aumentou na pandemia e isso afetou outros setores como a indústria automotiva que utiliza componentes eletrônicos na construção dos carros.

O IPCA é um dos variados indicadores que medem a inflação de preços de um páis. A sigla significa índice nacional de preços ao consumidor amplo e ele mede a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com