TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Para Engenharia

Trabalho Escolar: Economia Para Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  8.844 Palavras (36 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 36

MÓDULO 1: VISÃO GERAL DE FINANÇAS E ECONOMIA

1.1 FINANÇAS CORPORATIVAS

São as aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para tomar a decisão administrativa que maximiza o valor da empresa (projeto, firma, investimento, etc.)

O objetivo do administrador financeiro é sempre tomar as decisões ótimas de forma a maximizar a riqueza do investidor.

Para tomar decisoes ótimas precisamos saber responder 4 perguntas:

1. Onde investir?

2. Quanto investir?

3. Como financiar o investimento?

4. Como distribuir os resultados?

Entrando nos detalhes...

1. Onde investir?

Dentre as diversas alternativas disponÍveis no mercado, devemos saber decidir qual é a melhor. Suponha por exemplo que sua firma tem recursos da ordem de $1.000.000,00 para investir. As alternativas sao: investir no mercado financeiro em uma aplicacao de renda fixa, comprar um concorrente que esta a venda, comprar matéria-prima para estocar, investir no lançamento de um novo produto ou comprar um galpão para ampliar a produção. E agoraonde devemos investir?

2. Quanto investir?

Uma vez decidido onde investir, quanto podemos pagar? Suponha por exemplo que decidimos investir na compra do concorrente. Precisamos saber avaliar esse ativo, para não pagarmos mais do que ele vale.

3. Como financiar o investimento?

Uma vez determinado quanto devemos pagar, como devemos financiar essa aquisição? Só existem duas fontes primárias de recursos para a empresa: sócios e credores. Sócios são os acionistas da empresa, detêm a propriedade, elegem os administradores para maximizarem o valor de suas ações, fornecem o que chamamos capital próprio para empresa. Credores fornecem o capital de terceiros.

Se a empresa não for administrada eficientemente e não conseguir pagar o serviço da dívida - juros mais principal -, os credores podem executar a empresa.

4. Como distribuir os resultados?

Uma vez operando, a empresa deve gerar resultados suficientes para pagar:

_ Juros para os credores;

_ Impostos para o governo;

_ Reinvestimentos para crescer, lançar novos produtos;

_ Dividendos para os sócios.

Sabendo responder essas 4 perguntas, estaremos aptos a fazer uma boa gestõo financeira.

Se não soubermos responder alguma dessas perguntas, não estaremos aptos a tomar as melhores decisoes.

1.3 IDENTIFICANDO OS ASPECTOS RELEVANTES PARA NOSSAS ANÁLISES FUNDAMENTALISTAS

1.3.1 IDENTIFICAÇÃO DO ATIVO

Identificar ativos corretamente não é tão simples quanto pode parecer. Basicamente, a dificuldade é nossa. Culturalmente, por habitos e costumes, somos treinados e desenvolvidos para identificar ativos tangíveis, mas não estamos muito aptos a identificar ativos intangíveis.

1.3.1.1 Classificacao de ativos:

_ Tangíveis: um prédio, uma máquina, uma fábrica. Você pode tocar.

_ Intangíveis: nome, percepção de qualidade, direitos autorais, contratos de seguros, valor da marca.... Você não pode tocar.

A identificação de um ativo qualquer sob análise implica na identificação dos fluxos de caixa que esse ativo pode gerar para os seus investidores.

O fluxo de caixa que interessa para a tomada de decisão administrativa é o Fluxo de Caixa Operacional, incremental, livre após o pagamento de taxas e impostos.

1.3.1.2 Representacoes de Ativos:

Representamos ativos através dos seus fluxos de caixa futuros projetados.

Convide um arquiteto a sua casa e solicite que ele represente como ele a vê. Certamente, o arquiteto desenhará da melhor forma possível sua casa em uma folha de papel. Por que? Porque o desenho é uma linguagem que os arquitetos usam no exercício de sua profissão.

Agora, convide um corretor de imóveis e solicite que ele represente o seu imóvel - o mesmo imóvel apresentado ao arquiteto. Certamente, o corretor escrevera coisas do tipo: excelente imóvel, com ampla sala e vista maravilhosa para o verde, indevassável, etc. O corretor estara usando uma linguagem que lhe é usual em seu trabalho.

Peça a um Administrador Financeiro que faça a representação financeira de seu imóvel. Obviamente, um administrador olhará a sua casa como um investimento e, dessa forma, o administrador te perguntará quanto custou a casa, quanto voce gasta em sua manutenção, quanto obtém de aluguel, quanto paga de IR sobre o aluguel, etc. Para que? Para obter o fluxo de caixa desse ativo em cada período de tempo. Essa é a linguagem dos administradores.

Podemos, então, afirmar que representamos ativos como a sequência de fluxos de caixa incrementais livres, após descontados taxas e impostos que esse ativo gera para os seus investidores...

Representamos ativos como uma sequência de fluxos de caixa:

• t=0 t=1 t=2 t=3 .... t=T

• Io FC1 FC2 FC3 .... FCT

Onde:

Io é o investimento - fluxo de caixa inicial - para adquirir o ativo;

t = representa o período total do investimento;

FC representa o fluxo de caixa livre para o investidor, depois de descontados taxas de juros e impostos de cada período.

1.3.1.3 Obtendo o Fluxo de Caixa de um Ativo

O que é o fluxo de caixa incremental livre após taxas e impostos?

De uma maneira generica e bastante simplificada, podemos dizer que o fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com