TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  9/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 14

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE NEGÓCIOS

ANA PAULA

CAMILA

LEONARDO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SÃO PAULO

PORTO ALEGRE

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          02

2. DEMOGRAFIA ....................................         03

2.1 DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL          03

2.2 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA          04

2.3 RAZÃO DE DEPENDÊNCIA          04

2.4 PIRÂMIDES ETÁRIAS DAS POPULAÇÕES          05

3. ESTRUTURA PRODUTIVA          07

3.1 EVOLUÇÃO DO PIB         07

3.2 EVOLUÇÃO DE VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS          08

3.3 RENDA ..................................................................................................................  09

4. POBREZA E DESIGUALDADE          10

4.1 EVOLUÇÃO DA POBREZA EM SÃO PAULO          10

4.2 EVOLUÇÃO DA POBREZA NO BRASIL          11

4.3 NÍVEL DE POBREZA          12

4.4 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA .................................................................................  12

5. EDUCAÇÃO          14

5.1 RENDIMENTO ESCOLAR         14

5.2 TAXA DE ANALFABETISMO         18

5.3 DISTORÇÃO DE IDADE-SÉRIE ............................................................................ 18

5.4 IDEP ....................................................................................................................... 20

6. CONCLUSÃO         22

    REFERÊNCIAS         23

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo detalhar conceitos analisados sobre a disciplina de Desenvolvimento Econômico, durante o semestre 2017/01. Consta descrições importantes e dados de desenvolvimento econômico e social, em um determinado período e também atualmente encontrados no campo nacional de grande magnitude.

Ressalta-se aspectos relevantes e históricos do estado escolhido para uma maior compreensão de sua trajetória. A capital de São Paulo tornou-se vigente em 1554, incialmente reunindo habitantes indígenas e europeus, ao longo do tempo com o seu povoamento acabou transfigurando-se e adquirindo uma característica relacionada ao comércio e serviços de maneira marcante no território nacional. Tendo um crescimento demográfico e econômico oriundo do ciclo do café e da industrialização, tornando-se assim a maior cidade do País.

Há uma análise também de Minas Gerais e Rio de Janeiro, vizinhos de São Paulo, afim de realizar uma comparação dos estados da região sudeste. Para medir tais parâmetros, foi observado alguns elementos relacionado a demográfica, estrutura produtiva, nível de pobreza e educação.

2. DEMOGRAFIA

Demografia é área da ciência geográfica que analisa a dinâmica da população humana onde abrange como foco estudos dos âmbitos relacionados a estatística, a estrutura e distribuições das populações. Engloba também fatores como: natalidade, mortalidade, migração e envelhecimento constando características de toda uma sociedade ou de um determinado grupo.

2.1 Distribuição Populacional

Inicialmente foram analisados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para observar a distribuição populacional do estado de São Paulo. O gráfico a seguir, retrata a distribuição da população de 0 a 90 anos em diante.

[pic 1]Fonte: IBGE

Ao observar o gráfico percebe-se que há uma diminuição da população jovem em relação a população adulta, isso representa uma queda no índice de natalidade e um aumento da expectativa de vida. Nota-se que a população economicamente ativa obteve um crescimento de 4% durante o período analisado.

         O gráfico acima, demonstra a necessidade de políticas que incentivem o aumento da PEA para que não haja problemas futuros. Os resultados concretizam a hipótese de que a redução da proporção de jovens afeta em longo prazo a economia, pois chegará um estágio onde não terá uma população economicamente ativa suficiente para custear a previdência pública.

2.2 Evolução da População Idosa

O gráfico abaixo, mostra a evolução da população idosa em três estados da região sudeste, se torna visível o aumento da população idosa principalmente no estado de São Paulo.

[pic 2]Fonte: IBGE

2.3 Razão De Dependência

A seguir observa-se o gráfico da razão de dependência, os resultados só afirmam a declinação do índice da população jovem e o crescimento gradativo do envelhecimento da população. Também pode-se observar que em um determinado período essas populações chegam a um nível igualitário.

[pic 3]Fonte: IBGE

2.4 Pirâmides Etárias da População

Seguindo os resultados anteriores, as pirâmides etárias não poderiam ser diferentes, percebe-se que entre o ano 2000 e 2016 houve um crescimento populacional e uma nova concepção de distribuição. O desenvolvimento da população idosa reflete na mudança estrutural da pirâmide sendo mais perceptiva no estado de São Paulo em relação ao Brasil.

[pic 4] Fonte: IBGE

          [pic 5]

         Fonte: IBGE

A mudança na pirâmide etária tanto do Brasil quanto no estado de São Paulo, observa-se que a expectativa de vida e redução do crescimento vegetativo está relacionada ao desenvolvimento econômico do pais. Pode-se afirmar que essa transição demográfica é consequência de alguns fatores, como: melhorias na saúde, desenvolvimento de diferentes métodos contraceptivos, acesso a saneamento básico, planejamento familiar e inserção da mulher no mercado de trabalho; esses são apenas alguns fatores que influenciam essa modificação na pirâmide etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (755.5 Kb)   docx (456.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com