TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  8/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

NOME

RODOLFO FERNANDO SIMOES

RA

6460302472

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina aplicado a enfermagem apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa orientação do tutor ELIANA MARA OLIVEIRA LIPPE.

Anhanguera Educacional

2015

INTRODUÇÃO

Podemos dizer que todo o conteudo ora pesquisado é um processo economico e social que estabelece uma integração entre os paises e as pessoas do mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quarto cantos do planeta. O conceito de cadeia global se encaixa nesse contexto, pois esta relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distancias cada vez mais curta, facilitando as relações culturais e economicas de forma rápida e eficiente.

A globalização desacelerou, segundo a pesquisa da ERNST & YOUNG com 730 líderes empresariais globais, divulgada no Fórum Economico Mundial, em Davos. É de conhecimento geral que os países componentes dos BRICS são os países mais populosos do planeta. A China foi originada em períodos históricos, predominando assim o ocasionalmente de antigas civilizações. Cogita-se, com muita frequência, de se comentar a presença da Índia como integrante desse bloco econômico, ressaltando-se que as invasões estrangeiras e a dominação do comércio inglês exerceu grande predomínio sobre a economia deste país, trazendo consigo diversificados benefícios e malefícios.

O BRICS por sua vez estão crescendo menos do que as expectativas recentes e podem embarcar em mais protecionismo, uma parcela de 46% das lideranças empresariais consultadas disse esperar que o protecionismo crescerá nos BRICS nos proximos 12 meses, comparado a apenas 32% que julgaram que o mesmo aconteceria com os paises de rápido crescimento não BRICS.

DESENVOLVIMENTO

A relação entre economia e política pode ser notoriamente observada no surgimento de fenômenos exemplificados por meio dos blocos econômicos. O discurso político dotado de autoritarismo que pode ser associado ao termo que Milton Santos conceituou por globalitarismo está sempre dotadamente presente no contexto econômico. A intervenção estatal é necessária, mas não suficiente. As diversas transições capitalistas ocorrentes em âmbito mundial e brasileiro exemplificam os processos existentes na economia por meio dos modos de produção, tipologias de investimento, exportação, importação, etc. A China felizmente conseguiu recuperar suas instabilidades econômicas e se tornar assim atualmente uma potência econômica. A liberalização capitalista nem sempre resulta em benefícios no campo abrangente pela economia.
A política desenvolvimentista pregada por economistas keynesianos trouxe algumas vantagens para o Brasil e Índia apesar de que atualmente este modelo econômico não seja totalmente seguido á risca, ressaltando assim as diversas transformações ocorridas em âmbito econômico. A exportação realizada pela China pode ser classificada como imensuravelmente disposta em sua respectiva constituição e desenvolvimento. As políticas cambial, comercial e do capital estrangeiro mantido pelos BRICS são tão variadas quanto suas formas de inserção internacional, mas os resultados acabam se refletindo nas transações correntes. O Brasil saiu de uma situação bastante frágil, na segunda metade dos anos 1990 e início dos ano 2000 o que o levou a buscar financiamento preventivo por meio de três acordos com o FMI realizados nos anos de 1998, 2001 e 2002, para uma posição de relativo conforto no plano externo, com reservas internacionais superiores á dívida externa.

A pesquisa da ERMST & YOUNG aponta que os Brics foram a grande aposta das multinacionais na decada passada e continuação a ser peças fundamentais da economia global, com o crescimento medio superior ao do mundo, mas Segundo os executivos ouvidos, as dificuldades de operar no BRICS estão aumentando, sendo citados especialmente a desaceleração do crescimento, a alta da inflação e dos custos  do trabalho, a instabilidade politica, as carências de infraestrutura e os problemas burocraticos que erodem a confiança empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com