TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  12/5/2015  •  Ensaio  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O objetivo deste trabalho é abordar um tema muito amplo que está em tudo a nossa volta, “globalização”. Nesta pesquisa consta também sua verificação nos campos cultural, político e econômico, assim como sua expansão no capitalismo contemporâneo.

Abordei também sobre outsourcing e como uma grande empresa se adaptou a estes processos desde antes da globalização ate os dias atuais.

Globalização

Nas varias pesquisas que fiz, identifiquei que tinham variáveis sobre o surgimento da idéia de globalização, entre os anos 70 e 80. Com a caída do socialismo, o sistema capitalista predominou no mundo, e a globalização é a fase mais avançada desse sistema.

Globalização nada mais é que o conjunto de transformações políticas e econômicas que vem acontecendo no decorrer nos anos em todo o planeta.

É um processo de integração social, política e econômica entre países e pessoas do mundo.

Um dos pontos negativos da globalização é o fato que ela nos impõe uma série de fatores que nem sempre precisamos ou queremos; a idéia que o dinheiro é a grande riqueza do ser humano, o que nos leva ao esquecimento dos próprios princípios.

Já um ponto positivo desta grande mudança é a liberdade que temos de discutir esses fatores internamente.

A globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, alem da musica, cinema e outros. Isso pode ser muito bom para um crescimento e desenvolvimento das culturas, passando a serem conhecidas em muitos lugares a fora.Mas podem trazer uma mudança em seus hábitos, mudando as formas de se vestir das cidades pequenas que têm suas tradições, e muitas vezes pode ser uma mudança muito boa, principalmente para lugares turísticos onde o mundo todo pode olhar essas curiosidades através da internet e muitas vezes ir ate esse local gerando um lucro para toda a rede turística.

Participa também do envolvimento político entre países, trazendo conhecimento das outras regiões e abrindo portas para o aprendizado no exterior. Gerando uma educação mais qualitativa.

Participa da política circular entre estados de uma nação.

As avaliações acerca do desempenho da economia mundial nas ultimas três décadas, em geral, coincidem quanto à constatação de uma prolongação e instabilidade a qual se agregam elementos recessivos de longa duração. Essa estagnação é possível de reversibilidade uma vez que não foram extirpados os elementos imanentes que fazem do capitalismo um sistema sujeito a crises cíclicas. O sistema capitalista se expandiu por todo planeta e unificou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou a ocorrência de crises mundiais. O sistema se aproxima de um limite de reprodução. As transformações do capitalismo, guiadas pela dialética da globalização, representam a realização da trajetória do ciclo econômico. Para que este seja compreendido, devemos incorporar outro parâmetro fundamental à analise, que é a lei estrutural do sistema (taxa geral de lucros).

A globalização reflete as flutuações da taxa geral de lucros que motivam os capitais individuais a ampliarem os mercados e a ocuparem novos territórios produtivos através das alterações na relação entre meios de produção e força de trabalho; mudanças na distribuição do capital constante entre capital fixo e capital circulante; a evolução da taxa de exploração de trabalho; o desenvolvimento da taxa de acumulação; o desenvolvimento do tempo de rotação do capital e a relação de troca entre o setor de produção de bens de produção e de bens de consumo.

A globalização contemporânea pode ser também interpretada como um processo de ajuste voltado para a determinação de novas formas de reprodução.

Outsourcing

Atualmente, com o processo de globalização avançada, dar-se a necessidade de agilizar o processo de produção da empresa de forma a procurar serviços de terceirização de capacitação, o que vem a ser o fenômeno Outsourcing. Uma expressão que traduzida para o português significa terceirização. É um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (345.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com