TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo De Titulos De Impacto Social

Por:   •  12/7/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

ALUNO: Gabriel Ferreira Fernandes

PRFOº: Matheus

DISCIPLINA: Economia Apli. ao Transporte

Partindo da proposta a criação de uma anteprojeto para estudo da mobilidade urbana no Rio de Janeiro, e de forma de complementar as informações do documento anterior (problemática e objetivos) apresento neste trabalho o processo para implantação de Títulos de Impacto Social como meio amenizador para a questão da mobilidade, tal propositura apresentada, servirá como um experimento prático para avaliar a viabilidade dos títulos de impacto.

 A proposição de criar um projeto que a princípio é inédito no sistema de mobilidade no Brasil, com a proposta de criar uma expansão do Sistema de Ciclovias nas cidades brasileiras, utilizando Títulos de Impacto Social como Mecanismo de Financiamento.

Partindo de um exemplo hipotético de caráter explicativo, partimos da ideia de uma metrópole com uma população crescente, enfrentando problemas de congestionamento de tráfego, fumo do ar e um estilo de vida sedentário entre seus habitantes. A fim de promover um modo de transporte mais sustentável e melhorar a qualidade de vida dos moradores, a administração municipal  dessa metrópole, vê como alternativa expandir seu sistema de ciclovias, fornecendo uma infraestrutura adequada para a mobilidade ativa. Assim, segue abaixo o processo sistemático de implementação de tal medida.

Proposta de Implementação Projeto

 A Administração Municipal, juntamente em parceria com organizações não governamentais (ONGs) e investidores interessados ​​no financiamento de projetos de impacto social, propõe um caso piloto, para uma determinada área da cidade para expandir o sistema de ciclovias. Nesse caso, os títulos de impacto social serão utilizados como mecanismo de financiamento.

Detalhamento do Caso Piloto:

Identificação dos Objetivos e Indicadores de Impacto:

  • Estabelecer os objetivos do projeto, como aumentar em 30% o número de ciclistas diários e reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao transporte.
  • Definir indicadores de impacto, incluindo o número de quilômetros de ciclovias construídas, a taxa de utilização das ciclovias e a redução de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas.

Parcerias e Captação de Recursos:

  • Estabelecer parcerias com investidores interessados ​​em financiar projetos de mobilidade ativa. Esses investidores adquiriram os títulos de impacto social emitidos pela administração municipal da metrópole em questão.

  • Captar recursos por meio da venda desses títulos, com a promessa de um retorno financeiro baseado no alcance dos indicadores de impacto alcançados.

Implementação do Projeto:

  • Realizar o planejamento e a construção das novas ciclovias, levando em consideração a conectividade com outros meios de transporte e pontos de interesse na cidade.

  • Realizar campanhas de conscientização para promover o uso das ciclovias, destacando seus benefícios para a saúde, o meio ambiente e a redução do congestionamento do trânsito.

Monitoramento e Avaliação:

  • Coletar dados sobre o número de ciclistas diários, a taxa de utilização das ciclovias e os indicadores de impacto.

  • Comparar os resultados alcançados com os objetivos propostos e os indicadores de impacto para avaliar a eficácia do projeto.

Análise dos Resultados e Lições Aprendidas:

  • Analisar os resultados do caso piloto, considerando o impacto social, ambiental e econômico do projeto.

  • Identificar desafios enfrentados durante a implementação, bem como oportunidades e boas práticas para aplicações futuras de títulos de impacto social na mobilidade ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com