TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fomento de Micro credito para o combate a fome e a Pobreza

Por:   •  10/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 13

TEMA:

FOMENTO DE UM PROJECTO DE MICRO CRÉDITO A PEQUENOS AGRICULTORES NA ALDEIA LUAVO PARA O COMBATE A FOME E A POBREZA.

PROBLEMÁTICA

Toda pesquisa sem problema; não é pesquisa, então com o objectivo de encontrar um problema económico para propor soluções, nomeadamente: a ausência de pequenas e médias empresas, a falta de iniciativa local, graves problemas de água e luz e na sua maioria vive de uma agricultura de subsistência.

PROBLEMA CIENTÍFICO

De que modo o fomento de um projecto micro credito para os pequenos agricultores vai contribuir para o combate a fome e a pobreza na aldeia do Luavo Regedoria de Subantando?

HIPÓTESE

Para incentivar o fomento da agricultura industrial na localidade é preciso investir fortemente na agricultura local.

OBJECTIVO GERAL

Apresentar as potencialidades económicas que a aldeia possui;

Apresentar como podemos minimizar o índice da fome e pobreza na aldeia de Luavo, em função das suas potencialidades ou usando os recursos existentes na aldeia em causa.

OBJECTIVO ESPECÍFICO

Identificar linhas mestres que visam despertar os órgãos competentes, como minimizar o índice da fome e pobreza.

VARIÁVEIS:

De acordo com a proposta seleccionada e os problemas constatados, pude identificar duas variáveis, sendo uma dependente e a outra independente. Sendo a variável dependente pobreza e a variável independente o micro projecto de crédito.

JUSTIFICATIVA

Na verdade escolhi este tema, porque depois de estar no local e observar as potencialidades que a aldeia carrega e o modo de vida que os populares levam, surgiu-me a ideia de que há uma grande necessidade de se criar um micro projecto de crédito a pequenos agricultores, a fim de promover uma agricultura mecanizada com o objectivo de alavancar o cultivo na comunidade e minimizar a fome e a pobreza.

DELIMITAÇÃO

A pesquisa deste trabalho delimita-se na aldeia de Luavo Regedoria de Subantando.

METODOLOGIA

Técnicas de pesquisa

- Questionário aberto

- Observação directa

- Entrevista não estruturada

INTRODUÇÃO

O Presente projecto visa a recolha de dados que servirão de matéria para a criação de políticas ou estratégias para o desenvolvimento desta localidade, pelo que foi necessário apoiar – se em vários postos do desenvolvimento local para melhor projectar.

O propósito desta pesquisa do desenvolvimento local é de promover a capacidade desta localidade para melhorar a sua postura económica e a qualidade de vida e do bem-estar das populações que lá se encontra.

É assim um conjunto de etapa as pelo qual o governo e os particulares trabalhem em colectividade para criar condições que visam melhorar o crescimento económico que posteriormente vao gerar emprego e a erradicação da fome e a pobreza no seio da população que residem na aldeia de Luavo.

CAP. 1- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Definição de Conceitos

  1. Pobreza versos desigualdade

A distinção entre pobreza e desigualdade é aparentemente, fácil de fazer. Ao considerar a pobreza absoluta, define-se um limiar de pobreza usualmente expresso em termos monetário, abaixo do qual qualquer família ou indivíduo é considerado pobre. Esse limiar não depende da distribuição de rendimento da sociedade, mas permitirá, ser po ultrapassado, que uma família não seja pobre. O conceito de pobreza remete assim para a identificação da situação dos que estão pior na sociedade e deste modo a sua medição ajuda a avaliar variações nos níveis de bem-estar de uma sociedade.

  1. Índice Gini e Curvas de de Lorenz

Várias medidas tem sido sugeridas na literatura para medir a desigualdade, todas elas tomando em consideração a função de distribuição do rendimento. Uma medida simples é considerada a dispersão da distribuição em relação aa média.

Outra medida muito popular de medição representação da desigualdade é o índice Gini e a curva de Lorenz. Para se obter a curva de lorenz para um país é necessário ordenar de forma crescente os rendimentos equivalentes de todos os indivíduos.

  1. A pobreza

A pobreza pode ser definida como uma condição humana caraterizada por privação sustentada ou crónica de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o gozo de um adequado padrão de vida e outros direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociaisa ou seja a falta de recursos monetários para aquisição de bens e serviços essenciais a uma vida normal.

Como carência cogonal: tipicamente envolvendo as necessidades da vida quotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de Saúde.

Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais. Falta de recursos económicos: nomeadamente a carência de rendimento, Riqueza.

Carência social: como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação, e a informação.

  1. CAUSAS DA POBREZA

A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de factores:

  • Factores político-sociais: no caso corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático.
  • Factor económico: sistema fiscal inadequado;
  • Factor sócio - cultural: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população;
  • Factores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças.
  • Factor histórico: colonialismo, passado de autoritarismo politico.
  • Insegurança: guerra
  • Desigualdade.

  1. CONSEQUENCIAS DA POBREZA

Muitas das consequências da pobreza são também causas da mesma criando o ciclo da pobreza. Algumas delas são:

Fome; Baixa Esperança de Vida; Pessoas que vivem abaixo de 1 dólar dos Estados Unidos por dia; Doença; Falta de oportunidades de emprego (desemprego); Carência de água potável e saneamento básico; Maiores riscos de instabilidade política e violência;

Emigração; Insegurança, Existência de pessoas sem-abrigo; Índice de liberdade económica baixa; corrupção; A carência de oportunidade (nomeadamente a Educação e formação profissional); Existem algumas consequências psicológicas, provocadas por uma situação da pobreza prolongada; Sentimento de frustração;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com