TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO FINANCEIRO COMO ALAVANCADOR DO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  24/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                                             

  Aluna :Rafaeli Torres Gluberio Cabral

                                                  Matricula: 20203301144

                                                 Curso de Ciências Econômicas

                                                 Disciplina: Microeconomia Teoria do Produtor

O MERCADO FINANCEIRO COMO ALAVANCADOR DO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

        Este trabalho integrador das unidades 1, 2, 3 e 4 visas desenvolver no aluno a capacidade de identificar os fatores que fazem com que uma empresa acesse o mercado de capitais para seu desenvolvimento.

         O mercado financeiro, por definição, é um ambiente de compra e venda de valores mobiliários (ações, opções, títulos de dívida privada ou de governo), câmbio (moedas estrangeiras) e mercadorias (ouro, produtos agrícolas). Nessas negociações estão envolvidas diversas instituições, que facilitam o encontro entre agentes e regulam e fiscalizam as transações. De um lado, o investidor é aquele que dispõe de dinheiro sobrando e deseja multiplicá-lo e, do outro, um tomador de recursos. Uma de suas atribuições é permitir que as empresas os utilizem para fomentar seus planos de desenvolvimento e criação de valor.

        Descreva com suas palavras de que forma uma empresa pode utilizar o mercado financeiro. Como se dá esse desenvolvimento? Como essa empresa que utilizou o mercado financeiro pode gerar valor?

a) Descreva as principais características do mercado financeiro.

b) Descreva as principais características do mercado de capitais.

c) Descreva o que é a intermediação financeira.

d) Descreva de que forma uma empresa poderia crescer seus negócios utilizando o mercado financeiro.

e) Qual estratégia essas empresas devem seguir para obter sucesso em seus negócios?

f) Conclua apresentando sua opinião, baseada nos fatos descritos.

RESPOSTAS:

  1. Os mercados financeiros, como o nome sugere, estão focados em questões pessoais e financeiras entidade legal. Neste mercado existem: Provedores de produtos e serviços como bancos, corretoras; gerentes; agentes independentes; fintech é onde está localizada a maior demanda de serviços;Análise de produtos e serviços: investimento, crédito, seguros; (eles estão se passando por consultores financeiros, mas na verdade são consultores de negócios, ou seja, vendem produtos); Educadores Financeiros e Empreendedores: Os que mostram o currículo Ativos (positivo: foco na autonomia e independência do cliente) mas exibir passivamente a análise de produtos e serviços (sem contatos com instituições financeiras e/ou bancárias). É onde há alta demanda por parte da sociedade no momento.

  1. O mercado de capitais é um sistema pelo qual uma empresa pode tornar viável a capitalização por meio da venda de títulos emitidos pela mesma (distribuição de valores mobiliários). A negociação dessas ações é o meio mais comum no mercado de capitais e ocorre através da Bolsa de Valores (B3) que permite aos investidores a aquisição de ativos das empresas e às empresas permite a movimentação de capital para custear o desenvolvimento (mercado de ações).
  1.  Intermediação financeira é quando há uma entidade responsável por realizar o investimento de um cliente. Como exemplo, temos as corretoras online (Inter, Touro, dentre outras) que fazem a intermediação entre as pessoas físicas que desejam investir nos títulos do Tesouro Direto. O investidor deve abrir uma conta na corretora, transferir os recursos financeiros para essa conta e, em seguida, escolher o ativo que deseja investir. Cabe à corretora (quem realiza a intermediação financeira entre o Tesouro Nacional e a pessoa física, por exemplo) efetivar a compra dos “papéis”, garantindo assim o investimento.
  1. As empresas podem expandir seus negócios por meio dos mercados financeiros desenvolver um bom plano focado na otimização de recursos. Portanto, é um bom valor para seu esforço de economia mensal. Com esse esforço de economia, as melhores opções podem ser verificadas, levando em consideração o acúmulo de investimento do alvo na empresa; período de investimento, data de vencimento, sua liquidez, rentabilidade; o prazo de maturação; sua liquidez; rentabilidade; segurança; além da forma de agregação de valor do investimento. Ao chegar na maturação do investimento a empresa terá acumulado todo o valor investido mais os ganhos dos juros acumulados ao longo do período possibilitando realizar a aquisição de equipamentos mais modernos; abertura de novas unidades; ou outras demandas da mesma.
  1. Para obter sucesso nos negócios é preciso que a empresa seja bem administrada pelo gestor financeiro. As receitas sempre devem superar as despesas e ainda ter recursos para realizar investimentos na própria empresa. Exemplo: equipamentos/maquinário – que pode agregar mais valor ao produto/serviço ofertado, permitindo o aumento das vendas/serviços); investimentos no mercado financeiro (visando uma meta de acumulação para um projeto que demande maiores recursos); através da abertura no mercado de capitais (B3); dentre outras formas. O sucesso nos negócios não necessariamente passa pela inovação (pode ser também), mas o sucesso está condicionado ao melhor posicionamento diante das demandas e com as (melhores) condições necessárias para atende-las, permitindo assim a ampliação da margem de lucro econômico.
  1. A alavancagem de empresas através do mercado financeiro é uma estratégia importante para empresas que desejam crescer Sabendo-se da necessidade constante de (re)investimento dos recursos da empresa na própria empresa, o mercado financeiro é um meio muito interessante de multiplicação dos recursos através dos juros compostos acumulados ao longo do tempo e com objetivos bem definidos. Sendo assim, quando uma empresa cresce é possível gerar mais valor (não apenas monetário no lucro econômico aos acionistas) mas também agregar mais aos seus funcionários e colaboradores; sociedade (geração de emprego e renda) e ao governo na forma de tributos e impostos.

Bibliografia:

https://mindminers.com/blog/estrategias-de-crescimento-das-empresas/

https://riconnect.rico.com.vc/blog/mercado-financeiro

https://maisretorno.com/portal/termos/i/intermediacao-financeira

https://www.siteware.com.br/projetos/como-ter-empresa-sucesso/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (155.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com