TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METODOLOGIA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

OPTATIVA 2

METODOLOGIA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

Docente: Éder André Gubiani

Discente: Luis Matheus de Lima Bocalon

TOLEDO - PR

2013

[pic 2]

OPTATIVA 2

METODOLOGIA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

[pic 3]

TOLEDO - PR

2013

ÍNDICE

  1. OBJETIVO ....................................................................................................4

1.1. RESUMO ......................................................................................................4

2. INTRODUÇÃO ...............................................................................................5

3. METODOLOGIA A SER EMPREGADA....................................................6

4. RESULTADOS ...............................................................................................7

5. CONCLUSÃO .................................................................................................9

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................10

TÍTULO

Mexilhão: praga que se transforma em renda.

OBJETIVO

A utilização do Mexilhão Dourado para piscicultores de tanque-rede, a fim de obter um lucro extra através de sua trituração.

RESUMO

 O mexilhão-dourado denominado como Limnoperna fortunei é um organismo muito encontrado em pisciculturas de tanque-rede, e a incrustação do mesmo pode trazer sérios riscos aos peixes que estão dentro. Tendo em vista a proliferação contínua desses moluscos, e sem predador algum no meio ambiente, ele rapidamente toma conta do local. Piscicultores têm muito trabalho com a retirada deles dos tanques-redes e é um processo pelo qual deve ser feito para reutilização do tanque para um novo ciclo de engorda. E raramente esses mexilhões são utilizados, porém eles têm papel importante na agricultura como adubo orgânico (calcário) para ajudar na recomposição de solo devido às degradações ambientais, o que pode ser uma renda extra para piscicultores se houver um investimento adequado.

PALAVRAS CHAVE: Mexilhão-dourado. Adubo orgânico. Tanque-rede.

INTRODUÇÃO

O mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, é um molusco bivalve (apresenta duas valvas calcárias), proveniente da Ásia, que invadiu nosso continente (Americano), veio em cascos de navios grudados e se proliferou aqui. Atinge de 3 a 4 cm de comprimento quando adulto (Simone, 2006), tendo como habitat rios e lagoas de água doce. Suas colônias atingem densidades de mais de 150.000 indivíduos por metro quadrado. Ele impede a passagem de água no tanque e a renovação de água no meio. Com 30 dias e aproximadamente 0,5 cm já começam a reproduzir. Podem  se alojar a qualquer objeto sólido, como rochas, troncos, caules de plantas aquáticas, carapaças de outros animais, ou ainda a estruturas artificiais como cascos de embarcações e pilares de pontes.

São animais dioicos, as populações são compostas de 2/3 de fêmeas e 1/3 de machos. Em ambientes com temperatura  mais elevada a sua reprodução é contínua ao longo do ano ele só precisa de local com oxigênio para sobrevivência. Liberam os gametas diretamente na água, com fecundação externa. 

São animais filtradores e sua fonte de alimento é principalmente de fitoplâncton, com alta taxa de filtração, de até 350 mL/indivíduo-hora.

O mexilhão causa vários danos para o meio como destruição da vegetação aquática, disputa por alimento com os moluscos nativos, prejuízos para pesca (diminuição de alimento para os peixes), entupimento de esgotos (tubulações), prejuízos para a navegação como comprometimento de boias, motores ou estruturas das embarcações.

É um organismo do Reino: Animalia ou Metazoa, Filo: Mollusca, Classe: Bivalvia, Família: Mitilídeos, Gênero: Limnoperna e Espécie: Limnoperna fortunei.

 O mecanismo principal de invasão deu-se por meio do transporte de larvas da água de lastro de navios, ou por incrustação dos moluscos adultos nos cascos das embarcações oriundas de portos asiáticos.

O mexilhão deve ser retirado do tanque rede para melhorar a qualidade da água e do ambiente para o peixe. Esses mexilhões tem um papel fundamental na agricultura, utilizando-o para  recomposição do solo devido o seu uso intensivo.

Utilidades de mexilhão dourado como adubo orgânico:

  • Alternativa para agricultura na recomposição do solo.
  • Alto teor de cálcio.
  • Eficiente para a correção da acidez do solo e para o suprimento de parte dos nutrientes necessários às plantas.
  • Principalmente para locais degradados pela cana de açúcar.

MATERIAS E MÉTODOS

        Foram coletados e contados mexilhões-dourado de 12 tanques redes contendo jundiá nos períodos de setembro a dezembro numa área de 0,25m².

        Foi realizado o peso dos mexilhões encontrado nesta área  e se  calculou a média de peso e também a média de incidência deles (quantidade) e foram multiplicados pela área total (4m²) das laterais e do fundo dos 12 tanques.

        Pesquisou-se o preço de calcário em algumas lojas da cidade de Toledo (Paraná) para montagem da tabela 2 a fim de averiguar se era viável ou não a utilização de mexilhão dourado como fonte de renda alternativa através de sua trituração e comercialização do calcário.

RESULTADOS

 Foi realizado entre os meses de setembro a dezembro uma pesquisa coletando o peso e quantidade de mexilhões dourados encontrados em 0,25 m² os quais estão abaixo citados:

MESES

N° DE INDIVÍDUOS

PESO (g)

SETEMBRO

128

0,03

OUTUBRO

149

0,05

NOVEMBRO

1407

0,07

DEZEMBRO

3149

0,11

Tabela 1

O trabalho apresentou uma estatística média de 12.576 indivíduos por m², desprezando a dimensão do tampa do tanque 2 x 2 metros, temos que o tanque rede de 2 x 2 x 2 apresenta quatro lados e o fundo incrustado de Mexilhões- dourados o que totaliza uma média de 251.520 indivíduos por tanque rede e tendo que o peso médio desses indivíduos é 0,065 temos um peso no total de 16348,8g de mexilhões por tanque rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com