TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Micro e Macro Economia

Por:   •  2/4/2022  •  Dissertação  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Economia Aplicada

Microeconomia: mercados e variáveis específicos. Quanto mais específico é microeconomia.

Macroeconomia : Pib ( variável agregada – média não quer dizer que é de fato esse o valor de um dos membros), inflação, exportações e fluxos de capital são genéricos e mais gerais.

Você estuda o ambiente macroambiente para saber o cenário de onde seu coclo está localizado.

Noções de Microeconomia e Relações com Macroeconomia – Capitulos 1 e 2

Macroeconomia – 3, 4 e 5 (Bens e Serviços, Monetários , Cambial)

NOÇÕES DE MICROECONOMIA

- Mercado de energia elétrica da zona sul do Recife,

Para que aja mercado tem que ter alguém comprando e alguém vendendo – Consumidores e Empresas. Todo aquele que compra é um demandante e o que vende é o ofertante. A variantes de interesse são o preço e a quantidade.

Fundamentos: oferta e demanda – a economia é a ciência que estuda a ação humana nos mercados – ou seja, é como agem as leis da oferta e da demanda. Lei para economia não é norma, e sim, padrão de comportamento, que pode mudar no tempo.

Lei da demanda: Padrão de comportamento dos compradores, usando as variáveis preço e quantidade. Monta-se uma tese vai na prática e volta para ajustar.

A economia tem a pretensão de fazer esses estudos. Quando o preço de algo está alto a pessoa ou compra menos ou substitui.

A Lei da Demanda diz que se tem uma relação inversa entre o preço e a quantidade que os demandantes desejam e podem comprar e podem comprar de um determinado bem ou serviço. Sendo válida essa lei com todas as outras condições estão constante, ou seja as únicas variáveis que estão sendo afetadas são preço e demanda. Se ter alguma desconfiança não vai ser comprado, vai ser afetada a lei de oferta e demanda. Sabe-se que na prática esses fatores externos influenciam.

- Caso as pessoas procurem em um produto por status ( roupas de grife) eles são caros mas caso elas tenham uma promoção e essa pessoa que procura status se incomoda e para de comprar as compras se mantem por aqueles que acham o preço da promoção bom. Há um equilíbrio e a lei da demanda se mantém.

QUEM COMPRA QUER PAGAR O MINIMO.

Lei da Oferta: se tem uma relação direta entre o preço e a quantidade que os ofertantes desejam e podem produzir e vender de um determinado bem ou serviço.

QUEM VENDE QUER COBRAR O MÁXIMO NA OFERTA.

Tendência de Equilibrio em mercados competitivos ( não cai na prova a analise gráfica – mas precisa saber a análise de oferta e demanda)

- Cruzando o preço e a quantidade. Para demanda. Quando eu simulo preços mais altos, os demandantes querem quantidades menores.

Em oferta é o inverso, se eu preciso cobrar mais barato e então eu coloco uma quantidade menor no mercado.

Quando o mercado tem excesso de demanda, é necessário entrar em equilíbrio. Então, se tem muita demanda os ofertantes vão querer subir o preço.

Ou tem também os casos que podem ter excesso de oferta, então para resolver tem que fazer promoção.

Então nesse sentido, todo mercado vai achar seu ponto de equilíbrio, por ter concorrência e etc. Achar um equilíbrio desse seu mercado em questão de preço e quantidade ofertada.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com