TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo da Voltas

Por:   •  25/6/2021  •  Tese  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo: Barra do Corda – MA

Curso: Licenciatura em Pedagogia

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Políticas Públicas da Educação Básica; Ética Política e Cidadania; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem; Educação e Diversidade.

JULIANA DA SILVA SOARES – RA: 2559153402

 

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

Barra do Corda – MA

2020

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – PTI

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Anhanguera, Centro de Educação a Distância, como requisito para obtenção de nota.

Professores:
• Natália Gomes dos Santos.
• José Adir Lins Machado.
• Juliana Chueire Lyra.
• Tatiane Mota dos Santos Jardim.
• Patrícia Graziela Gonçalves.


Tutora distancia:
Ana Lucia Batista.

        

Barra do corda – MA

2020

 INTRODUÇÃO

A comunidade brasileira é formada por um alto grau de instabilidade étnica devido ao seu segmento histórico. Desde o início, tornou-se um lago marcado por desigualdades sociais, condições educacionais e socioeconômicas, que nesse período se tornaram mais expressivas, como a superioridade de hoje, também marcada por questões étnicas.

A educação nunca pode ser desvinculada dessa disciplina, pois a escola é um dos espaços mais relevantes para atender a socialização dos métodos e habilidades de ensino de meninos e meninas e adolescentes, pois para muitas crianças isso será conhecimento científico, pensamento filosófico e educação O único vem. Conviver com atividades artísticas. É preciso mostrar que a escola nunca ficará neutra, então sua única função é trazer de volta as mudanças para a comunidade atual, portanto, é necessário discutir, criticar e moderar para enfrentar novos desafios.

Nesse sentido, o objetivo desta carta é apresentar e elaborar textos com os seguintes temas: a relevância dos afro-brasileiros e da cultura indígena na construção de escolas democráticas; o estabelecimento de posições formativas para os afro-brasileiros e os saberes indígenas; Guia do curso. Cidadãos, ensinam relações étnicas e raciais no BNCC, e analisam os conteúdos que são transversais ao assunto. Este serviço tem como objetivo divulgar os principais pontos sobre as disciplinas cursadas neste semestre. Para possibilitar esse conhecimento, o método utilizado na formulação deste livro baseia-se em pesquisas bibliográficas, pesquisas em livros, revistas e manuais, publicadas na Internet O artigo é negociado, e assim por diante, para que o trabalho seja concluído.

DESENVOLVIMENTO

A educação democrática injetou progresso prático nesses valores básicos de nossa comunidade. A pedagogia democrática trata os jovens como recipientes passivos da cultura, em vez de coo-criadores ativos da experiência cultural. Eles nunca foram produtos do processo educacional, mas participantes valiosos em uma sociedade vibrante de prática. A pedagogia democrática começa com cada papel tendo um background único, então cada um de nós aprende de uma maneira diferente. Ao colocar o crescimento especial de cada jovem em uma sociedade solidária, a pedagogia democrática pode ajudar os jovens a se compreenderem, se integrarem ao mundo ao seu redor e se tornarem contribuintes ativos.

Embora pareça simples para as comunidades democráticas basear seus métodos educacionais em valores democráticos, muitos estudos fornecem mais suporte para a pedagogia democrática. A pesquisa mostrou que um ambiente educacional que permite aos jovens participar ativamente de sua própria experiência está ligado à boa presença e acompanhamento dos alunos, pleno criatividade e experiência conceitual e maior espírito e prática interiores. Além disso, pesquisas recentes sobre inteligência e cognição apontaram a importância de um ambiente de ensino-aprendizagem democrático, incluindo elementos-chave baseados em projetos cooperativos, faixas etárias, aprendizagem com recursos de experiência ativa e cuidado com as vantagens da comunidade.

No entanto, a pedagogia democrática é recomendável não apenas para o bem dos jovens que vivem esse clima de experiência. A didática democrática também carrega a vigor de um choque civil mais amplo, pois a autodeterminação e o apoio de indivíduos que vivenciam a educação democrática abrirão o caminho para uma sociedade mais democrática, vibrante e justa.

A democracia implica aquela qualidade de vitalidade aleatória na partilha da decisão e da estrutura de vida que queremos para nós, uma comunicação que nunca se limita a intervenções específicas ou à escolha de quem vai ganhar por nós as decisões. Nunca é um estado de coisas ou um regimento político, mas uma forma de lidar com os outros e uma forma pela qual as pessoas podem realizar suas habilidades humanas participando ativamente da existência de sua comunidade e considerando o bem simples. Como ideal, pressupõe que todos os cidadãos continuem a difundir oportunidades de comunicação direta na tomada de decisões públicas em todas as áreas da existência política, social e econômica.

A educação para a democracia só é possível quando as universidades se transformam em conhecimento democrático, ou seja, experiências contínuas de debate e diálogo sem barreiras, e as pesquisas sobre nossa cultura e tradições públicas tornam-se provas reflexivas a partir da estrutura dos povos dos Estados autônomos. Nossa comunidade. Uma escola nunca usará a informação como um ritual de aprendizagem que foi legalizado em informação legal e legal, mas como um severo embargo de advertência, levou à formação de muitas opiniões, como a construção de uma experiência de aprendizado comum e a cooperação para interesses comuns?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com