TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Volta ao Mundo do Bom Menino

Por:   •  23/5/2017  •  Ensaio  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

A volta ao mundo com um “bom menino”

Escrito por Mário Vargas Llosa, a obra “Travessuras de uma menina má”, é um romance através do tempo, descrevendo diversas faces da natureza humana, com personagens envolventes com os quais o leitor pode se identificar ou corresponder com sua própria vida, como: aquele poderia ser meu vizinho/cozinheiro/médico... Apresentando também diversas cidades e momentos históricos no conflituoso e agitado século XIX.

O enredo principal se passa em torno da historia de amor entre Ricardo, representante de um romantismo romântico e cego e Lily (como se apresenta no primeiro capitulo do livro) uma utilitarista realista e manipuladora, cujo mais importante na vida é a segurança financeira para o alcance da felicidade e a utilização das pessoas de sua vida para obter maior prazer e vantagem, enquanto para o primeiro é viver uma vida simples em Paris. Os espaços apresentados são Lima, Paris, Londres, Tóquio e Madri em diversos períodos, de maneira superficial e ao mesmo tempo descritiva com o envolvimento de diversos sentidos, sabores e menção de espaços culturais. Esse romance é só pano de fundo para diversos conflitos humanos e sociais, apresentando diferentes posicionamentos, ideias e pontos de vista do autor e de seus personagens. Muitos dos capítulos apresentam termos típicos da localização de Ricardo, como espanhol em Lima, francês quando está em Paris, inglês em Londres e até alguns termos em japonês quando este está em Tóquio, enriquecendo o vocabulário do livro e tornando a leitura mais ágil e dinâmica.

Desde a próspera cidade de Lima da década de 50 a Madri de 1987 diversos temas são discutidos, como a fuga dos latinos da ditadura e pobreza para a Europa, a influencia do movimento revolucionário cubano no mundo, a cultura hippie, a expansão da AIDS, a abertura comercial do Japão e a vida cultural nas cidades europeias. É necessários se dar um destaque a descrição de temas, situações e sua apresentação, não pelos personagens principais, mas por secundários como Paul e Juan, muitas vezes a construção do período é feito através das impressões desses personagens, dadas ou descritas a Ricardo, já que este prefere uma vida pacata de “coisinha-a-toa”, como foi apelidado pela menina-má.

Diversos personagens são complexos e seu psicológico analisado através de opiniões e ações, não se podendo julgar tudo como verdade já que o livro é narrado em primeira pessoa, mas muito pode ser aproveitado. A natureza humana e os diversos sonhos, desejos e faces são caracterizados por diferentes personagens como Arquimedes (o simples, amargo e místico construtor de quebra mares), Paul (o revolucionário peruano), Salomón (o homem com alma de menino), Juan (o hippie peruano retratista de cavalos), Marcella (a sonhadora e artística desenhista de cenários), entre outros, mas de longe a mais complexa é Lily.

Nascida em uma família simples do Peru e muito ambiciosa, essa menina vira uma mulher fria e realista que encontra no uso de seu corpo, charme, inteligência, frieza e grande ambição, uma forma de subir na vida e ter a felicidade e segurança que acreditava que só o dinheiro poderia trazer. Muitas das características dessa faceira, que muda de nome e marido na mesma velocidade em que muda de personalidade, têm que ser levadas a descredito e avaliadas, já que os sentimentos pessoais do narrador-personagem tendem a modifica-las. Uma coisa é certa, a personagem retira o narrador de sua zona de conforto e apresenta um conflito entre sua aparência externa e interna, além de ser uma utilitarista, onde suas decisões são tomadas na busca pelo prazer e felicidade, realista, por não se deixar enganar por sonhos, aparências ou momentos e fria, em sua busca pessoal não sente remorso na destruição que deixa no caminho. Sua morte através de um câncer no útero pode ser entendida como uma metáfora, já que passou sua vida a utilizar do seu corpo para alcance dos seus objetivos, o sexo como ferramenta de sedução para homens com dinheiro, prestigio ou/e poder. Durante todo o enredo o leitor se encontra em conflito entre admirar ou odiá-la e descobrir quais são seus verdadeiros sentimentos em relação a pacato tradutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com