TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Diferenciação de Produto?

Por:   •  6/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA 9 INT MICRO – NATAN B 19204838

1 ) O que é diferenciação de produto?

Cada empresa oferece um produto pelo menos um pouco diferente dos produtos das demais empresas. Assim, em vez de ser tomadora de preços, cada empresa se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente.

2) Por que a diferenciação de produto é um motivo importante para a concorrência monopolística?

Como seu produto se diferencia dos oferecidos por outras empresas, a empresa monopolisticamente competitiva se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente (enquanto as empresas perfeitamente competitivas apresentam curvas de demanda horizontais na altura do preço de mercado).

Assim, as empresas monopolisticamente competitivas seguem as regras monopolistas de maximização de lucro: escolhem a quantidade em que a receita marginal se iguala ao custo marginal e então usam a sua curva de demanda para identificar o preço condizente com essa quantidade.

3)Quais são as duas principais diferenças entre concorrência monopolística e monopólio?

No monopólio é feito de uma única empresa, diferente da concorrência monopolística que são poucas empresas.

Como o monopolista é o único vendedor de um produto que não tem substitutos próximos, pode obter lucro econômico positivo, mesmo no longo prazo. No entanto, como há livre entrada nos mercados monopolisticamente competitivos, o lucro econômico das empresas nele existentes é reduzido para zero.

4) Por que o resultado não cooperativo do jogo do prisioneiro é provável?

Uma vez que comecem a ser interrogados separadamente, a lógica do interesse próprio assume o controle e os leva a confessar. É difícil manter a cooperação entre os prisioneiros porque a cooperação é irracional do ponto de vista individual.Na linguagem da teoria dos jogos, um estratagema é chamado estratégia dominante se for a melhor para um dos jogadores, independentemente das estratégias utilizadas pelos demais .

5) um competidor monopolístico produz uma quantidade maior ou menor que o nível de produção máxima?

Dizemos que, na competição monopolística, as empresas têm capacidade ociosa. Em outras palavras, as empresas monopolisticamente competitivas, ao contrário das perfeitamente competitivas, poderiam aumentar a quantidade produzida e reduzir o custo total médio da produção. A empresa se priva dessa oportunidade porque seria necessário reduzir o preço para vender a produção adicional. Para um competidor monopolista, é mais lucrativo continuar a operar com capacidade ociosa.

Quais são as considerações práticas que dificultam aos formuladores de políticas resolver este problema?

A teoria da competição monopolística parece descrever muitos mercados da economia. Assim sendo, é desapontador o fato de que a teoria não produza conselhos simples e convincentes para a política econômica. Do ponto de vista da teoria económica, a alocação de recursos nos mercados monopolisticamente competitivos não é perfeita. Mas, do ponto de vista prático dos formuladores de políticas, pode haver muito pouco a fazer para melhorá-la.

6) A empresa X é uma das muitas empresas de calcados.

a) Ela atualmente obtém lucro econômico de curto prazo. Faça um diagrama mostrando este lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (102.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com