TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO HPE

Por:   •  9/12/2018  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Identique brevemente..: Cournot, receita total e marginal, duopólio, função reação. Dupuit, utilidade marginal decrescente, curva de consumo, excedente dos consumidores, diferenciação de preços, von thunen, produtividade marginal.

R- Cournot é considerado como o matemático que começou a sistematização formal da economia. Foi o primeiro a usar funções matemáticas para descrever conceitos econômicos, tais como demanda, oferta e preço. Suas contribuições influenciaram fortemente outros economistas como Jevons, Walras e Marshall, dos quais pode ser considerado um precursor. Receita marginal é a receita adicional proveniente da produção de uma unidade a mais de produto. Receita total é preço x quantidade. Um modelo de um período no qual cada empresa tem de prever a escolha de produção de outra. Com base nessa previsão, cada empresa vai escolher uma produção que maximize seu próprio lucro, onde o lucro é dado pela receita da empresa menos seu respectivo custo. A função de reação é a relação entre a quantidade de produção que maximiza os lucros de uma empresa e a quantidade que ela imagina que seus concorrentes produzirão. Dupuit em seus conceitos se baseou no processo de tomada de decisão na margem. Dupuit chegou a uma teoria da utilidade marginal ao tentar construir uma teoria dos preços que maximizasse a utilidade. Dupuit ligou de modo direto a utilidade marginal decrescente a curvas de consumo individuais e de mercado. Descobriu que, se o preço de um bem cai, as pessoas irão adquirir mais desse bem para satisfazer suas necessidades de utilidade menos marginal e menos urgente. Para ele, Curva de consumo = curva demanda = curva de utilidade marginal. Dupuit mostra que a utilidade marginal cai à medida que o consumo aumenta e que existe uma relação inversa entre o preço do produto e a quantidade demandada. O excedente é a parte da utilidade total que excede a multiplicação da utilidade marginal pelo número de unidades da mercadoria. Ou seja, como a curva de utilidade marginal, para ele, é idêntica à curva de demanda, o excedente do consumidor é a área a esquerda da curva de demanda entre zero e Qd menos a despesa com a mercadoria.

[pic 1]

Sobre a diferenciação de preços no monopólio, Dupuit explica que a utilidade total é maior em um preço igual a zero, acima desse preço duas coisas aconteceriam. Primeiro, alguma utilidade é transferida do consumidor para o vendedor. Segundo, alguma utilidade é perdida; que hoje seria uma perda no peso morto. Por motivos óbvios, o preço zero não cobre o custo total, então sugere que o governo estabeleça um preço único que gere uma receita total igual ao custo total. Von Thunen foi o terceiro mais importante precursor do marginalismo. Thunen desenvolveu uma teoria de produtividade marginal sobre o emprego. Baseado no principio de que unidades extras de mao de obra levam a aumentos sucessivamente menores no produto agrícola total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com