TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL – PROF. LUIS

  1. Descreva o papel e as funções do Banco Central, do Conselho Monetário Nacional e da Casa da Moeda na emissão de meios de pagamento.

O Conselho Monetário Nacional, autoridade máxima do Sistema Financeiro Nacional, órgão normatizador, tem como uma de suas principais competências estabelecer diretrizes na política monetária para garantir a estabilidade de preços, o desenvolvimento econômico e social e controlar a inflação.

Por meio deliberativo, ele atribui ao Banco Central do Brasil algumas funções como a supervisão e regulamentação das instituições financeiras. O BACEN é também o órgão executor das normas regidas pelo CMN.

Além disso, o Banco Central controla a emissão dos meios de pagamento, como o papel moeda e a moeda metálica, de modo a atender as condições e limites previamente estabelecidos pelo Conselho e que estão relacionadas as necessidades do mercado.

Neste ponto, a Casa da Moeda é quem efetivamente realiza a fabricação da moeda que entrará em circulação, a ela compete respeitar as exigências do Banco Central para que a economia se mantenha controlada.

  1. Com base no Sistema Brasileiro de Pagamento, descreva as operações que compõem cada Sistema abaixo e dê 2 exemplos de operações citando o tipo de Liquidez envolvida na operação:

 

  1. SELIC

Sistema de registro, liquidação e custódia das operações realizadas com os títulos públicos federais. O SELIC é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro, como as Letras Financeiras do Tesouro e as Letras do Tesouro Nacional. Liquidez do tipo LBTR – Liquidez Bruta em Tempo Real.

  1. CETIP

Sistema de registro, liquidação e custódia das operações realizadas com os títulos privados e derivativos. Alguns exemplos de sua atuação são operações de títulos privados de renda fixa, commodities, títulos emitidos por estados e municípios. Liquidez do tipo LDL – Liquidação Diferida pelo Valor Líquido e também LBTR – Liquidez Bruta em Tempo Real.

  1. C3

A C3, administrada pela CIP, é a câmara de registro das operações de cessão de crédito do sistema financeiro nacional. Exemplos de sua atuação são em contratos de crédito consignado, crédito pessoal, financiamento de veículos e CDC. Liquidez do tipo LDL – Liquidação Diferida pelo Valor Líquido.


  1. SITRAF

Também administrado pela CIP, o SITRAF é o sistema que atua nas transferências de fundos entre as instituições bancárias. O SITRAF formaliza as operações de TED, onde os recursos são disponibilizados no mesmo dia de sua emissão e também transferência de reserva bancária. Esse sistema reduziu significativamente o uso da compensação de cheques no COMPE. Liquidez do tipo LBTR – Liquidez Bruta em Tempo Real.

  1. SILOC

Também administrado pela CIP, o SILOC é o sistema de liquidação diferida das transferências interbancárias de ordens de crédito. Atua nas obrigações interbancárias como transferência DOC e boletos de cobrança. Liquidez do tipo LDL – Liquidação Diferida pelo Valor Líquido.

  1. COMPE

A COMPE é a Centralizadora da Compensação de Cheques e Outras Papéis, sistema responsável pela compensação de cheques, operações de cartão de débito e crédito e transferências. Comumente utilizada pelos bancos, trabalha com o prazo de D+1. Liquidez do tipo LDL – Liquidação Diferida pelo Valor Líquido.

  1. Considerando que possíveis projeções da SELIC tendem a subir de 5% a 6% ao ano a partir de 2021 e 2022 e um possível aumento do IGP-M para 8% ao ano, busque e determine quais os títulos da dívida pública e privados seriam interessantes e favoráveis de investimento? Justifique através de cálculo de sua rentabilidade.

[pic 1]

De acordo com as opções de investimentos dispostas acima, adotando um capital de R$ 50.000,00, os títulos privados são mais atrativos do que o tesouro indexado pela SELIC.

O título mais interessante do ponto de vista rentabilidade para o ano 2020 seria a referência do professor com LCI pagando 70% do IGPM, em 2021 e em 2022 seria o CDB comercializado pelo Banco Modal que paga 145% do CDI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com