TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Econômico

Por:   •  9/5/2017  •  Resenha  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema Econômico

Introdução

O Sistema econômico é a forma política, social e econômica pela qual esta organizada uma sociedade. Engloba o tipo de Propriedade, a gestão da econômia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e o nivel de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho,buscando solucionar problemas de escassez de extrema importancia, para melhorar nossa qualidade de vida evitando disperdicios  independente da forma de organização da sociedade.

Como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais: o que e quanto, como e pra quem produzir ? a resposta depende da forma de organização econômica.

 Existe duas formas principais de organização econômica:

  • Econômia de mercado ( ou descentralizada, tipo capitalista);
  • Econômia planificada ( ou centralizada, tipo socialista).        


Sistema capitalista

O capitalismo é um sistema econômico onde os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. E as Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos dos produtos  não são feitas pelo governo como ocorre no socialismo e os lucros são distribuídos para os proprietários das empressas  e os trabalhadores recebem salários  

Este processo surgiu nos primeiros séculos da baixa idade média, ocorreu transformaçôes onde não podiam de um feudo para o outro, assim obrigando- os a plantar ou fazer o seu próprio alimento na qual as terras começavam a ser arrendadas e a mão de obra começou a ser renumerada com um sálario.

Essas mudanças vieram junto com a classe de comerciantes e artesôes, que habitavam em uma região externa feudal, Essa classe social chamada de burguesia que surgira com o acumulo de riquezas, que implatou uma nova configuração à econômia europeia, na qual buscaram pelo lucro e a circulação de bens, a serem comercializados assim ganhando um maior espaço em diferentes regiôes.

O capitalismo como sistema sócio-economico baseia-se em reconhecimentos individuais, o proprietario tem o direito de controle sobre a empresa seja vendendo ou alugando e o direito ao lucro gerado pela propriedade em questão, e quase não há interferência do governo, a livre concorrência leva a um resultado favorável à econômia e assim as atividades de milhôes de pessoas, cada um com seu próprio interesse, são coordenadas.

No capitalismo o foco está na produção e consumo para remunerar o capital, deixando assim como segunda prioridade o ser humano, reduzindo á sua utilidade para manutenção do ciclo: necessidade,produção,consumo, lucro, necessidade e assim por diante, ou seja, se o individuo nao produz e ou nao consome ele nao tem utilidade, assim excluindo os muito pobres por não consumirem e nem terem a capacitação necessaria para produção

Características dos principais países capitalista

  • Elevado nível de industrialização;
  • Alta xa de população urbana;
  • Exportação de produtos industrializados e tecnologias;
  • Importação de produtos primários (matéria-prima);
  • Economia dedicada aos setores secundário e terciário;
  • Existência das classes burguesia e  proletariado;
  • Indicadores socioeconômicos positivos;        
  • Elevada renda per capita;
  • Grande consumo de bens e serviços.


Sistema socialista

O Sistema socialista é o oposto ao capitalismo, cujo o sistema é baseado na propriedade privada dos meios de produção e no mercado liberal, Assim concentrando a riqueza aos poucos.

O Socialismo acredita que pode eliminar as diferenças econômicas entre os indivìduos, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo. o socialismo representa o fim do capitalismo e a implatação do comunismo.

Esse sentimento de mudança foi reforçado com as idéias de dois pensadores alemães, Karl Marx e Friedrich Engels, que analizaram os pontos fracos do capitalismo e criaram as primeiras idéias do socialismo.

Uma das suas características que a diferencia muito do capitalismo está nos meios de produção. Em suas características estão todas as estruturas de produção, como fábricas, terras agrícula, empresas comerciais, indústrias, dentre outras, são propriedade da sociedade e gerenciado pelo Estado, onde todo lucro a ser gerado por elas é destribuídos igualmente ao povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com