TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Financeiro

Por:   •  29/9/2022  •  Abstract  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 11

Sistema financeiro

A venda de ações para arrecadação de fundos, é conhecida como financiamento patrimonial, enquanto a venda de títulos é denominada financiamento por endividamento.

Quem possui ações de uma empresa, é proprietário de uma parte dela, o proprietário de título, é um credor dela.

Se a empresar for muito lucrativa, os acionistas se beneficiam dos lucros, enquanto os detentores dos títulos recebem apenas os juros que lhes são devidos.

Se a empresa ficar em dificuldades financeiras, os detentores de títulos receberão o que lhes é devido antes de os acionistas receberem qualquer coisa. As ações representam  riscos maiores, porém, em compensação oferecem rendimento potencialmente maior.

As ações de uma empresa são negociadas através da bolsa de valores, a empresa em si não recebe nada quando as ações da empresa mudam de donos.

Bolsas de valores mais importantes dos EUA, Bolsa de Valores de Nova Yorke, American Stock Exchange, NASDAQ. A maioria dos países tem suas próprias bolsas de valores onde são negociadas ações das empresas locais.

Os valores das ações negociadas, são determinadas pela oferta e demanda das ações de cada empresa. Quanto maior for a demanda, quanto mais estiverem otimistas em relação ao lucro da empresa, cresce a demanda, assim também os preços das ações. Quando as pessoas esperam que a empresa tenham lucros baixos,  ou prejuízo, os preços caem.

O índice de ações é calculado com a média de um grupo de preço de ações, o índice de ações mais conhecido é o Dow Jones, que vem sendo regulado desde 1896. Os preços das ações refletem na lucratividade esperada, esse índices são observados como possíveis indicadores de posições econômicas futuras.

Intermediários Financeiros

Os intermediários financeiros são instituições pelas quais os poupadores podem de forma indireta, ofertar fundos aos tomadores de empréstimo, ex: poupança. Dois dos mais importantes intermediários financeiros: Bancos e Fundos Mútuos.

Bancos: Se um pequeno investidor quiser expandir sua mercearia, ao contrário de uma grande empresa, ele terá mais dificuldades para levantar fundos nos mercados de títulos e ações, pois, as pessoas preferem investir em empresas grandes e conhecidas. Terá então que recorrer a um empréstimo tomado em um banco. Dinheiro de pessoas que poupam através de depósitos, emprestando indiretamente aos tomadores de empréstimos. Os bancos pagam aos poupadores um juros em cima do dinheiro da poupança, e cobram um juros maior aos tomadores de empréstimos.

Além de intermediários financeiros, os bancos facilitam a compra de bens e serviços. Em outras palavras, os bancos ajudam a comprar um ativo especial que as pessoas podem usar com troca. O papel dos bancos em prover um meio de troca os distinguem de muitas outras instituições financeiras. Ações e títulos, assim como os depósitos bancários, são uma possível reserva de valor para as riqueza que as pessoas acumulam com suas poupanças.

“Intermediários financeiros, instituições financeiras por meio das quais os poupadores podem indiretamente ofertar fundos aos tomadores de empréstimos.”

Tabela de preços das ações.

O preço é a informação mais relevante, o preço do fechamento, ultimo valor de transação realizado antes do fechamento. Máximo e mínimo do dia.

Dividendo

As empresas pagam parte dos lucros aos acionistas (dividendo), os lucros que não são pagos, os lucros que não são pagos (lucros retidos) são usados pela empresa para investimentos adicionais.

Os ganhos ou lucros de uma empresa é a receita que ela obtém da venda de seus produtos menos seus custos de produção, o lucro por ação, é o lucro total da empresa pelo número de ações em circulação.

O índice de PREÇO/ LUCRO P/L é o preço das ações de uma empresa dividido pelo lucro por ação do ano anterior. Um valor típico do P/L é de aproximadamente 15. Um P/L alto indica que a empresa é cara em relação aos seus lucros recentes. Indica que as pessoas esperam o lucro aumentar no futuro, pela ação está sobrevalorizada. Um P/L baixo indica que as ações estão baratas, subvalorizadas, em face dos lucros recentes e indica que esperam uma queda nos lucros.

Alguns acionistas compram ações de empresas bem administradas e as mantém por longo prazo sem reagir as flutuações publicadas pelos jornais.

Bolsa

Comprar e negociar ações “investidor” gerar capital sem produzir nada, a bolsa mercado mundial.

O sistema financeiro está estruturado no mercado de ações e títulos. Mercado de ações, propriedade de empresas. Mercado de títulos, onde se emite os certificados de dívidas.

Organização – bolsa / instituições financeiras / pessoas/ Estado.

Fundo mútuo

O fundo mútuo é uma instituição que vende cotas ao público e usa o resultado da venda para comprar uma seleção, ou carteira de títulos de diversos tipos de ações, título ou ambos. O cotista do fundo mútuo aceita os riscos e os retornos associados as carteiras de título. Se o valor da carteira de títulos aumentar, o cotista tem ganhos; se cair, o cotista perde.

Possuir só um tipo de ação ou título é algo muito arriscado. Por outro lado, as pessoas que tem uma carteira diversificada de ações e títulos enfrenta menor risco, porque tem pouco em jogo em cada empresa. Os fundos mútuos facilitam essa diversificação. Uma pessoa pode comprar cotas de um fundo mútuo e, indiretamente, tornar-se co-proprietário ou credora de grandes empresas. Por esse serviço, a empresa operadora do fundo mútuo cobra dos cotistas uma taxa, geralmente entre 0,5% e 2% dos ativos por ano.

Outra vantagem dos fundos mútuos, eles dão as pessoas comuns, acesso as habilidades de administradores financeiros profissionais. Os administradores dos fundos mútuos estão sempre muito atentos ao desenvolvimento e as perspectivas das empresas das quais compram ações. Esses administradores compram ações que em sua opinião terão um futuro lucrativo e vendem as que eles acreditam apresentar perspectivas menos promissoras. De fato, os fundos mútuos denominados fundos de índice, que compram todas as ações de um determinado índice de ações tem em média um desempenho superior aos fundos mútuos que utilizam uma administração ativa realizada por um administrador profissional. A explicação desse desempenho superior é que eles mantém os custos baixos por comprar e vender muito rapidamente e por não ter de pagar o salário dos administradores financeiros profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com