TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sobre Mercantilismo

Por:   •  7/6/2021  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo o cap.2 do livro de Brue como referência, especificamente o tópico 2-2 - O mercantilismo tardio, responda: O que você entende por mercantilismo tardio? Cite um exemplo. Atividade contará para pontuação. Boa leitura!

 Sabe-se que em definição, o mercantilismo trata-se da política econômica dos estados modernos Europeus. Datado, aproximadamente, entre 1500 e 1776. Essas datas variam, no entanto, em diferentes Países e regiões. Os mercantilistas deram uma contribuição duradoura para a economia ao enfatizar a importância  do  comércio  internacional.  Primeiramente influenciaram permanentemente as atitudes em   relação ao mercador.  E em segundo lugar, o mercantilismo teve um impacto na economia, promovendo o nacionalismo, uma força que podemos acreditar que está bem viva hoje.

  Como intervenções produziu-se propostas para impor tarifas, estabelecer cotas de importação, conceder subsídios a exportadores, exigir "conteúdo doméstico “a para alguns produtos importados e permitir isenções antitruste para empresas americanas envolvidas com exportação. Os economistas apontaram que esse conjunto de políticas, se aplicado, constituiria um retorno aos preceitos antigos do mercantilismo.

 Vários economistas como:  Thomas Mun, Charlie Devenant, Jean Baptiste Colbert, Gerard Malynes, e Sir. William Pety, analisaram e contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do modelo de economia que se tem. Trago aqui o exemplo de (1699), Davenant, ele argumentou que um reino pode colher os benefícios do valor inteiro de um produto exportado, se ele for feito de matérias-primas domésticas. Se essas forem importadas e o produto, exportado, o lucro líquido será a diferença entre os dois valores.

,  

 

A fisiocracia foi uma reação ao mercantilismo. Você concorda? Justifique.

 Sim, já que os mercantilistas não conseguiram sistematizar um modelo coerente de análise econômica, o  cenário histórico nos traz que fisiocracia foi uma reação ao mercantilismo e as características feudais do antigo regime na Franca e, ainda assim, não conseguiu fugir completamente dos conceitos medievais que impregnavam a sociedade francesa.

 Entende-se também que fisiocracia e uma maneira de pensar a econômia e por em prática um conjunto de leis sistematizando a econômia, vendo que a mesma(na visão dos fisiocratas) tinha uma ordem natural se regeria sozinha,  produção, circulação e distribuição de riquezas se existe essa ordem natural eles escreveram ‘’Laissez-faire, laissez-passer ’’ já que para eles o estado não deveria interferir na economia, e que existia uma fonte para a riqueza que seria a agricultura, somente da terra era possível tirar o excedente da mesma e que, como a agricultura produzia excedente, que o proprietário da terra recebia na forma de rendimento, somente ele deveria ser taxado. Todas as taxas aplicadas a outros seriam impostas ao proprietário da terra de qualquer maneira. Uma taxa direta sobre os proprietários da terra era preferível a taxas indiretas, que aumentavam à medida que eram impostas a outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com