TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Turismo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

Possibilidades de ramo de negócios;

Possíveis ramos de negócios para estudo:

Agronegócio
Automobilístico
Farmacêutico
Imobiliário
Turismo
A opção escolhida pelo grupo para desenvolvimento desta ATPS foi o Turismo.

 Pesquisa sobre tema escolhido: Turismo.

O Brasil é a bola da vez no cenário internacional e vai estar em evidência com os eventos esportivos. As empresas que quiserem aproveitar a demanda de turistas no país já precisam começar a se preparar. “Hotelaria, gastronomia, turismo e promoção de eventos são oportunidades”, afirma Adriane. Para o executivo do SEBRAE, alimentação e alojamento de uma forma geral são setores muito fortes. Aluguel de veículos e gráfica também pode entrar nesta categoria.

Em relação ao comportamento dos consumidores atendidos pelas agencias de viagens, os brasileiros tem o hábito de planejarem suas viagens com antecedência, no entanto efetivam a compra de passagens em cima da hora, montam seu próprio roteiro ou pagam a vista. Para atraí-los é necessário criar pacotes de viagem com preços irresistíveis e acessíveis, pois independente da classe social A, B, ou C, o usuário será atraído pelas promoções e condições de pagamentos. Para se ter uma ideia, a classe média foi responsável pelo aumento do consumo de pacotes turístico na ordem de 277% em 2011, segundo pesquisa realizada pela Data Popular. Ou seja, o mercado brasileiro está disposto a comprar estes produtos e serviços. Havemos ainda de levar em conta o aumento de poder de compra do trabalhador da classe C, pois este setor tem crescido e se tornado cada vez mais consumista.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Viagem e Turismo, de 2011, o número de brasileiros que viajam três ou mais vezes por ano é de 41% - a média é de duas vezes ao ano. Entre as classes C, D e E, a frequência é menor: 49% viajam uma vez ou menos por ano. Ainda de acordo com a pesquisa da revista, a beleza do destino é o que mais importa para o turista brasileiro na hora de escolher um lugar para viajar e, na hora de contratar uma operadora de viagem, 35% dos entrevistados afirmam que a confiabilidade da operadora é essencial. Na hora de programar a viagem, 36% dos participantes da pesquisa informaram que recorrem às informações de revistas de viagens. A internet ocupa o segundo lugar, com 34% das pessoas afirmando que utilizam sites e blogs para buscar informações. As agências de viagem aparecem em terceiro lugar, com 13%.

Histórico da evolução do mercado consumidor.

Considerada como uma atividade de consumo, para o seu desenvolvimento o turismo necessita que o espaço geográfico seja produzido. Contudo, todo o conjunto de áreas e atividades relacionadas caracteriza o turismo como um dos principais negócios do mundo, sendo uma das atividades que mais cresceu na última década. O faturamento do turismo e das áreas que o envolve, obteve um aumento significativo, desbancando outros setores também líderes em arrecadação econômica em termos mundiais, como o caso das indústrias petrolíferas, indústrias automobilísticas, as indústrias de armamentos e dos serviços financeiros. O turismo no Brasil tem uma grande vantagem, visto o cenário econômico dos demais países nos últimos anos, pois o turismo doméstico, assim como o turismo internacional sofrem grandes oscilações de comportamentos econômicos. Dessa forma, o desequilíbrio cambial acaba desvalorizando a moeda nacional em relação ao dólar, encarecendo o custo das viagens internacionais, dessa forma, acaba inevitavelmente favorecendo o mercado interno e aquecendo nossa economia com o turismo em destinos nacionais. Apesar de ser uma atividade pouco desenvolvida no Brasil, o turismo brasileiro tem seu mérito em termos econômicos, pois está sempre em desenvolvimento, e tem potencial econômico, não somente em recursos e retornos financeiro, mas também em recursos naturais e culturais.

 Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado.

O Turismo é responsável por mover a economia local e favorece a geração de empregos, o crescimento do PIB, investimento público e privado na região. Além das atrações turísticas, outro fator que irá mover a economia nos próximos anos, são os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Os investimentos para o mundial ultrapassam 22,46 bilhões, e produzirá um efeito cascata na economia nos anos seguintes. Previsto para mover cerca de 142 bilhões de reais, durante os anos de 2010 a 2014, em investimentos diretos e o impacto sobre a produção nacional de bens e serviços. Estima-se também que sejam gerados mais de 3,6 milhões de emprego/ ano, e renda de 63,48 bilhões a população. Por outro lado, o otimismo dos empresários do setor, no entanto, baseia-se tanto em fatores internos quanto externos. Há um aumento na intenção de viagem dos brasileiros. Há famílias de classe média que, depois de adquirirem outros produtos, começa a sonhar com viagens, na questão internacional, a imagem do Brasil está muito favorável lá fora, por causa da Copa de 2014 e também das notícias da mídia sobre o país, que tem sido mais favorável que nos últimos anos. Desempenho econômico para o Ministério do Turismo, as boas expectativas do empresário para 2012 parecem já estar se concretizando, uma vez que o faturamento do setor no primeiro semestre deste ano foi 10% maior do que no mesmo período de 2011.

 Empresas participantes deste mercado.

Considerado como seguimentos de expansão, o turismo têm como participantes no mercado a área de hotelaria, conhecida como hotéis, resorts e pousadas, os pontos turísticos públicos, os museus, estádios municipais e estaduais, área de reservas florestais, monumentos tombados, entre outros, os pontos turísticos privados, parques de diversões, parques temáticos, etc., as agências de viagem, Companhias aéreas, e os guias turísticos, formando uma complexa rede de interesse em vasto crescimento.

Outras informações relevantes.

O turismo não fazer parte de um setor independente, não é possível mensurar diretamente a partir da oferta, a contribuição efetiva do turismo para o emprego, porém, é uma atividade que exige uma demanda muito grande de mão-de-obra, pois está localizada no setor terciário, onde se gera empregos diretos, indiretos e induzidos.
Contudo, além da contribuição de um melhor equilíbrio Inter setorial e interpessoal, contribui também para a transferência da renda gerada nos setores primários, secundário e terciário, dessa forma dando equilíbrio a economia, pois de um lado está os consumidores de renda mais elevadas e do outro as regiões receptoras que na maioria das vezes são regiões menos desenvolvidas, a nível inferior de renda média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com