TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE MÉTODOS ECONOMÉTRICOS NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES NEON

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MARCELO FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR

O USO DE MÉTODOS ECONOMÉTRICOS NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES NEON

CURITIBA

2016


MARCELO FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR

O USO DE MÉTODOS ECONOMÉTRICOS NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES NEON

Trabalho acadêmico – Pré-projeto para TCC – apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, da FAE Centro universitário.

Orientador: Profª Richer de Andrade Matos

CURITIBA

DEZEMBRO/2016


O USO DE MÉTODOS ECONOMÉTRICOS NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES NEON

Marcelo Ferreira dos Santos Junior

Profª Richer de Andrade Matos

RESUMO

O presente pré-projeto possui como objetivo iniciar uma discussão sobre o possível tema que será aprofundado no Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas da FAE. Como tema definiu-se uma pesquisa sobre a utilização de métodos econométricos no auxilio da tomada de decisão na indústria de refrigerantes Neon, através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto à empresa. Pontos fortes e fracos foram determinados com a avaliação do pré-projeto, auxiliando a sim nas futuras tomadas de decisão junto ao mesmo.

Palavras-chave: pré-projeto, econometria, Neon.

1 INTRODUÇÃO

Os métodos econométricos podem ser utilizados como auxiliador na tomada de decisão tanto no ambiente macroeconômico quanto microeconômico. Desta forma dentro do ambiente industrial, onde diariamente se toma decisões sobre preços, volume de produção e investimentos, a econometria se torna uma poderosa ferramenta.

O objeto de estudo será o produto Neon Cola embalagem PET e volume 2000 mls, incluindo todos os fatores que levam a sua formação de preço, e os fatores relevantes à sua demanda. Tal produto foi escolhido devido sua grande influência no faturamento da empresa, e por possuir uma composição próxima de custos dos demais produtos fabricados pela mesma.

O objetivo geral do trabalho será melhorar, através dos métodos econométricos, a tomada de decisões da Indústria de Refrigerantes Neon, referente à produção do refrigerante Neon Cola PET 2000 ml e aprofunda o entendimento dos gestores da empresa na formação dos custos do produto.

Os objetivos específicos serão:

  1. Mensurar os principais componentes que influenciam na produção;
  2. Analisar as variações dos custos de cada componente, identificando os melhores direcionadores de custo;
  3. Relacionar se há ou não correlação entre os diversos componentes com a variação de produção;
  4. Prever, através de análise de séries temporais, a previsão da demanda, de acordo com as variações de cada componente;
  5. Demonstrar se há eficácia na utilização de técnicas econométricas como auxílio de tomadas de decisão;

Desta forma podemos também definir algumas questões a serem respondidas:

  1. Quais os fatores que mais influenciam na variação de fabricação do produto?
  2. Qual a influência na variação dos valores destes fatores dentro da variação de fabricação?
  3. Possuindo os valores de cada fator, é possível através da econometria estimar a produção?
  4. Se não foi possível, por quê?

Os métodos econométricos são uma das ferramentas que mais auxiliam um economista em sua vida acadêmica e profissional. Por meio de modelos econométricos teóricos é possível comprovar numericamente teorias econômicas diversas, tanto no ambiente macro quanto microeconômico e dessa forma tornar possível a previsão de cenários futuros. O ambiente concorrencial de refrigerantes por sua vez, devido à alta quantidade de produtos e a grande concentração de mercado (praticamente três empresas dominam a totalidade do mercado) se torna um dos mais necessitados de uma quantidade e qualidade de informações, as quais influenciam diretamente nas tomadas de decisão do empresário. A econometria torna-se então uma poderosa ferramenta, auxiliando na mensuração dos produtos que mais possuem influência dentro do processo de produção e permitindo a estimação de um cenário futuro, de acordo com a situação presente. Tal fato poderá auxiliar na tomada de decisão da empresa, aumentando tanto sua produtividade como seus lucros futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com