TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão de pessoas

Projeto de pesquisa: O conceito de gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.432 Palavras (38 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 38

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS

Profª. Tutora EAD: ___________________________

Piracicaba, Abril de 2014

Sumário

1. Introdução 2

2. Conceito de Gestão de Pessoas 3

3. A Moderna Gestão de Pessoas X Filme Tempos Modernos. 5

4. Análise de Modelo de Gestão, Recrutamento, Seleção e Avaliação de Desempenho 7

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar Estratégias para um bom relacionamento entre a empresa e os empregados de maneira que o Gestor consiga ser assertivo no "Gerir Pessoas" dentro da Organização no dia a dia.

Diante das constantes mudanças e avanço acelerado da tecnologia, fica claro a partir dos estudos de Gestão de Pessoas que cabe a cada Gestor "cuidar" de seus colaboradores com atenção e cautela, estimulando-os a reciclarem seus conhecimentos, técnicas de trabalho, assim como conscientizando-os de sua importância dentro da empresa no dia a dia e tornando-os ainda mais produtivos.

Conceito de Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas consiste na junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Várias questões influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização e o ramo de atividade.

Na atualidade, os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso; e onde os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

Nas organizações que aderiram à esta nova maneira de gestão, pessoas são vistas como "geradores de conhecimento" e são tratadas como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro e sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas à maior comprometimento e responsabilidade com as organizações, deixando de unicamente aguardar ordens e contribuindo ativamente com ideias para um maior desenvolvimento e desempenho organizacional, onde todos ganham.

A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador. As alterações não devem ser impostas, mas sim, trabalhadas, considerando-se o mercado, o produto, o ambiente da organização e o comprometimento de todos dentro dela.

A Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir aspectos da posição gerencial relacionados com "pessoas" ou RH incluindo recrutamento, seleção, treinamentos e recompensas.

Em outras palavras pode-se dizer também que ARH é a função dentro da organização relacionada com a Provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção de empregados ou seja: Agregar pessoas incluindo-as no processo, aplicar pessoas orientando-as e acompanhando, avaliando seu desempenho; recompensar pessoas através de salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; desenvolver pessoa treinando-as; manter pessoas dando-as suporte para que se sintam bem dentro da organização; Monitorar pessoas acompanhando e controlando suas atividades dentro da empresa;

Porém tais processos são dependentes uns dos outros e devem se complementar de maneira que a ênfase esteja em práticas organizacionais, onde se unem forças para se alcançar o resultado de sucesso aguardado por todos, isso tudo só torna-se possível quando pessoas e organizações funcionam como uma equipe.

O conhecimento e o potencial humano é a grande arma para manter-se no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando à Moderna Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, cliente, funcionários) são vistos como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos e metas.

A Moderna Gestão de Pessoas X Filme Tempos Modernos.

Analisando "A Moderna Gestão de Pessoas" e o filme "Tempos Modernos", é possível observar como era o tratamento em relação à mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.

O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor, demonstrando claramente a importância da produção em escala, além de focar a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, uma vez que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

Embora filmado em 1930, a situação apresentada é muito semelhante à atual.

Retrata a opressão vivenciada pelos operários em uma grande fábrica onde são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais; mostram o processo de produção de forma repetitiva e desgastante, que se relaciona com a forma que estamos lidando com o avanço da tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que é obrigada a se mover com extrema rapidez para poder se enquadrar nas exigências de mercado. Define como estamos sendo integradas às engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que completam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo.

Neste filme é possível ver cenas onde os trabalhadores na hora da entrada na fábrica estão muito apressados andando em marcha e até mesmo a irônica cena mostrando carneirinhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com