TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo da economia

Ensaio: O estudo da economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Ensaio  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

Economia

Atividade 1

Pergunta 1

O estudo da economia conduz o campo de análise a duas amplitudes: o estudo da microeconomia e o estudo da macroeconomia. Ao analisarmos os prefixos micro e macro automaticamente associamos à idéia de maior amplitude analítica ao estudo da macroeconomia e, por conseqüência, à idéia de menos amplitude analítica ao estudo da microeconomia. Em economia, a amplitude analítica está relacionada ao contexto econômico que se deseja conhecer, portanto a afirmativa que apresenta informações corretas dessas duas áreas da economia é:

Resposta:

a. Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes.

Pergunta 2

Ao analisar as características (marca, exigências, regras contratuais entre outras) de uma determinada Franquia as questões primordiais para efetivar o negócio estavam concentradas em:

I. Qual o melhor local para a instalação de uma unidade dessa franquia?

II. Como compor o quadro de funcionários para atender à essas funções que serão desempenhadas pelos trabalhadores contratados?

III. Qual será o montante de capital/dinheiro para investimento nesse negócio?

Em economia essas três questões estão relacionadas aos três fatores de produção necessários à produção de um determinado bem (produto ou serviço). Considerando às questões quanto à decisão sobre a franquia e comparando-as aos fatores de produção necessários para a produção de qualquer bem (em economia) é possível afirmar que:

Resposta:

d. Os fatores de produção são: terra, trabalho e capital; respectivamente.

Pergunta 3

Um empresário na busca por produzir um produto ou prestar um serviço necessita refletir sobre sua idéia produtiva com o objetivo de encontrar um segmento de negócio que seja rentável. Em economia, essa reflexão tem como diretriz as questões centrais como:

Resposta:

c. O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir?

Pergunta 4

O exemplo sobre a Curva de Possibilidade de Produção (CPP) busca clarificar seu conceito de forma intuitiva e esclarecer como a escassez de recursos produtivos pode interferir nas decisões empresariais; leia com atenção:

[...] uma empresa do segmento têxtil que produza pijamas e camisolas. O dono da empresa solicitou um levantamento das máximas combinações da produção de pijamas e camisolas utilizando a totalidade da capacidade produtiva.

A partir dessa exemplificação identifique a alternativa que apresenta o conceito formal da Curva de Possibilidade de Produção (CPP).

Resposta

e. [...]a capacidade produtiva de uma economia tem limites e por isso é necessário tomar a decisão (escolha), de quais bens serão produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situações será necessário produzir mais de um bem A e menos de um bem B.

Pergunta 5

O economista Rizzieri (2005) esclarece que “bem é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana”, portanto o bem (produto ou serviço) é um elemento central no estudo sobre a economia. A busca por entender as características dos possíveis tipos de bens existentes na economia passou a ser campo de estudo dos economistas. Esses estudos conduzem à classificação dos bens em: livres, econômicos, de consumo e de capital. Partindo dessa classificação identifique a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo a cada tipo de bem.

Resposta:

c. O bem (produto/serviços) pode ser exemplificado conforme a classificação dos bens em: mar, serviços médicos, alimentos e instalações; respectivamente.

Atividade 2

Pergunta 1

A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito enquanto que os recursos produtivos tendem ao finito. Esta discussão sobre a escassez, também, interfere nos mecanismos de mercado uma vez que os produtores precisam de insumos de produção para produzir os bens ou serviços que estão interessados em vender. A dificuldade por encontrar esses insumos pode provocar dificuldades na produção de um determinado bem ou serviço o que, conseqüentemente, implicará em dificuldade de satisfazer uma determinada necessidade. Essa explicação conceitual, ampliada, sobre a escassez interferindo nos interesses da oferta e nos interesses da demanda demonstram que escassez é um problema que permeia toda a economia. Diante desse contexto assinale a alternativa que apresenta uma situação de escassez pelo lado da oferta.

Resposta

a. A escassez da oferta ocorre quando a queda nos preços provoca uma grande corrida por consumo de bens e serviços na economia. O mercado aquecido faz com que os produtores procurem produzir em grande quantidade satisfazendo todos os demandantes.

b. A escassez da oferta ocorre quando a queda nos preços provoca uma grande corrida por parte dos produtores intencionados em produzir bens e serviços que satisfaçam todas as necessidades humanas.

c. A escassez da oferta ocorre quando a elevação de preços provoca uma grande corrida dos consumidores ao mercado para adquirir bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Assim, o mercado sofrerá como consequência a elevação da produção desses bens e serviços para satisfazer todos os demandantes.

d. A escassez da oferta ocorre quando a redução de preços provoca um desestímulo aos produtores em produzir bens e serviços que satisfaçam as necessidades dos seus respectivos demandantes. Isto é, haverá uma demanda maior que a oferta.

e. A escassez da oferta ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com