TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O líder focado

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Texto: O líder focado

Autor: Daniel Goleman

O líder atual tem como uma das principais missões direcionar a atenção. E esta atenção ultimamente está focada em três grupos: o foco em si mesmo, o foco nos outros e o foco no mundo exterior.

O foco em si mesmo e nos outros ajuda os líderes a cultivar inteligência emocional.

Focar no mundo exterior ajuda a conceber estratégias, inovar e administrar organizações.

Foque em si mesmo

autoconsciência: quando mais a capacidade de sentir as sensações do corpo, maior a autoconsciência da pessoa. Os instintos (marcadores somáticos) são sensações de que algo está certo ou errado. Eles simplificam a tomada de decisões ao guiar nossa atenção para as melhores opções. Um fator fundamental para o novo líder é conjugar as experiências com as sensações. Focar nas opiniões das pessoas, e ter a consciência aberta percebendo assim o mundo em que vive.

Autocontrole: ou controle cognitivo, é ter a atenção em um mesmo lugar e conseguir mantê-la lá, mesmo diante da tentação de desviá-la. O termo coloquial é força de vontade. O mesmo circuito neural que controla a busca obstinada de metas também gerencia emoções incontroláveis. O poder de se concentra pode ser desenvolvido.

Foque nos outros

A palavra atenção significa esticar-se em direção aos outros. O foco nos outros é a base da empatia e da capacidade de construir relacionamentos sociais. Que junto com a autoconsciência são os pilares da inteligência emocianada. Os líderes que conseguem focar nos outros são os líderes naturais, com quem todos querem trabalhar.

A tríade da empatia: empatia cognitiva (entende a perspectiva de outra pessoa); empatia emocional ( sentir o que alguém sente); empatia empática (sentir o que o outra pessoa precisa de você)

Construção de relacionamentos: sensibilidade social está relacionada a empatia cognitiva. A atenção ao contexto social nos permite agir com habilidade. Normalmente os empáticos socialmente tendem a atrair pessoas que vão persuadir os outros. A medida que as pessoas sobem na hierarquia a capacidade de perceber e manter conexões pessoais diminui. Resumindo: a escala social define a quantidade de atenção que prestamos. Podemos deixar escapar ideias inteligentes vindas de escalões mais baixos por não estarmos prestando da devida atenção.

Foque-se no mundo mais amplo

Lideres focados no mundo exterior são bons ouvintes e bons questionadores. Imaginam sempre como as escolhas de agora determinam as ações no futuro.

Concentre-se na estratégia: a utilização de vantagens adquiridas requer concentração na tarefa. E a exploração de novas vantagens exige uma consciência aberta para novas possibilidades. A inovação requer tempo para refletir e refrescar o foco.

Fontes de inovação: a coleta de informações e a alternância de Concentração intensa e deixar a mente divagar fazem com que as soluções surjam espontaneamente.

O presente duvidoso da consciência de sistemas: pessoas que têm predisposição para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com