TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS: A FERRAMENTA DE GESTÃO DO EMPREENDEDOR

Projeto de pesquisa: PLANO DE NEGÓCIOS: A FERRAMENTA DE GESTÃO DO EMPREENDEDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE NEGÓCIOS: A FERRAMENTA DE GESTÃO DO EMPREENDEDOR

Camila Alves Loiola Silva

Professor-Tutor Edvan Souza Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Gestão de Recursos Humanos (RHU0073) –

11/04/2013

RESUMO

O Presente artigo trata da ferramenta de planos de negócios dentro do empreendedorismo, com a importância da criação de algo novo a partir de estratégias de gestão, criando novos negócios instigando a renovação ou inovação dentro de uma organização. Pois o plano de negócios é uma ferramenta indispensável no planejamento tanto no início de novas empresas como em anos de existência, possibilitando ao empreendedor entender o processo de criação ou inovação de seu negócio.

Palavras-chave: Plano de negócios, Empreendedor, Inovação, empreendedorismo.

1 INTRODUÇÃO

O conceito de empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que em conjunto levam á transformação de ideias em oportunidades, cuja mudança é causada pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo. O que venha ser é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidade relacionadas à criação de um projeto sendo ele (técnico, cientifico, empresarial), já o verbo empreendedor quer dizer, realizar, fazer, transformar pensamento em realidade, projeto, ação. Considerando que o empreendedorismo esta cada vez mais presente nas empresas, sendo assim existe alguns passos, ou atividades rotineiras que devem ser seguidos por todo empreendedor como o plano de negócios, todo empreendedor que quer obter sucessos de fato deve planejar , um documento que sintetize e explore as potencialidades de seu negócio e isto é o que se espera de um plano de negócios, mesmo correndo riscos a ele. É onde o empreendedor expressa suas ideias em uma fácil linguagem, é onde se mostra possibilidade de sucesso em sua empresa.

A atividade do empreendedor é muitas vezes associada á incerteza, principalmente quando o seu negócio envolve algo realmente novo ou quando o mercado para o produto sequer existe. Mas enfim o empreendedor ou simplesmente uma pessoa que ainda sonha em abrir seu próprio negócio os riscos são grandes, a concorrência pode existir e se não existe logo virá, e ai a pessoa precisa ter um plano. Então o plano de negócio é uma ótima ferramenta que tem o objetivo de avaliar se o seu produto ou serviço para o mercado. Planejar o negócio é criar uma estrutura que garante uma segurança, menor risco e promover inovação. Ao fazê-lo o futuro ou já existente empreendedor passa a conhecer o publico alvo, a concorrência, os fornecedores, seus pontos fortes que serão os diferenciais e os pontos fracos que ao conhecer pode eliminá-los ou usá-los a seu favor.

2 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transforma-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes. É importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negocio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes, amigos próximos, antes que a paixão pela ideia cegue sua visão analítica do negocio, o sucesso da ideia é ser aplica no momento certo apto para a constante evolução. Por mais que as pessoas se queixam por falta de ideias de criatividade que trabalham muito e não são reconhecidas, acomodando-se e aceitando este fato como normal. Empreendedores de sucessos não agem assim porque estão sempre atrás de novas ideias de negocio e de oportunidades de mercado, ficando atentos a tudo que ocorre á volta deles. Informação é a base de novas ideias. Estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. As informações estão ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas como: televisão, radio, revistas, jornais, livros, internet, pessoas, entre outros. Só não tem criatividade quem não quer meios de obter tem. Existe um roteiro básico conhecido como 3M’s e que serve para guiar o empreendedor a analisar o potencial da oportunidade. Os 3M’s são definidos como “Demanda de Mercado”, “Tamanho e Estrutura do Mercado” e “Analise de Margem” (Dornelas, 2003).

2.1 MAS O QUE TORNA UM NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO

Saber evitar ou neutralizar as ameaças e saber trilhar pelas oportunidades que aparecem eventualmente nesse ambiente de negócios. Em outras palavras, saber avaliar o mercado e escolher o negócio mais oportuno e mais suscetível de êxito. Isso envolve forte dose de análise e de intuição. A outra parte da resposta está em você mesmo. Como forte desejo de ser seu próprio patrão, de ter independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal. A

isso se dá o nome de espírito empreendedor. Um empreendedor de excelência deve reconhecer suas limitações e saber montar um time, ou seja, uma equipe de gestão que leve a empresa em rumo a sua visão ao sucesso, envolvendo-se, com o passar do tempo, mais com questões estratégicas e menos com questões operacionais. No inicio logico o negocio depende totalmente do empreendedor. Um plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma ideia realmente inovadora, transformando em um negócio economicamente viável com projeções financeiras realistas.

DICAS DE UM NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO

Uma oportunidade de negócios potenciais

Um espírito empreendedor adequadamente qualificado e motivado

Um planejamento sólido e bem detalhado do negócio

Capital suficiente para bancar o negócio

Muita sorte pela frente

TABELA 1. FONTE (CHIAVENATO, 2012).

2. 2 ESTRUTURA BASICA PARA UM PLANO DE NEGOCIOS

O plano de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com