TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que representa utilidade na economia?

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Goiânia, 20 de abril de 2020

Discente: Breiner Gabriel Canedo Silva – RA: F2743D4

Curso: Direito – Turma: DR1R42

Disciplina: Economia – Professor: Alexandre

  1. O que representa utilidade na economia?

A utilidade na Economia é a forma da maximização da satisfação do consumidor, ou seja, seu grau de satisfação de consumo obtida com o consumo de um produto ou serviço escolhido. Também, pode ser expressa como a qualidade de satisfazer as necessidades humanas.

  1. O que se baseia a teoria da demanda?

A teoria da demanda baseia-se na teoria do valor utilidade. Ou seja, só vai ter demanda se tiver valor utilidade, que é representada como o máximo grau de satisfação dos consumidores por um determinado bem/produto ou serviço.

  1. Explique:
  1. Demanda
  2. Oferta
  3. Quantidade Demandada
  4. Quantidade ofertada

  1. A demanda pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir (a procura por um certo produto ou serviço), em determinado período ou tempo.

A demanda depende de variáveis que influenciam na escolha do consumidor, que podem ser o preço do bem, a renda do consumidor, suas preferências e hábitos. Além, podemos incluir os fatores sazonais e localização do mesmo (quão distante está o consumidor e o produto). Além, também depende dos efeitos de substituição (se um produto pode ser substituído por outro similar) e o efeito renda.

  1. Oferta são os produtos disponibilizados no mercado, a quantidade de que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. De forma similar ao que ocorre com a demanda, a oferta também depende de vários fatores, tais como: seu preço, o preço do custo dos fatores de produção,  bem como das metas do empresário, que visa a maximização dos lucros e a minimização dos custos.

  1. A quantidade demandada (ou procurada) é a quantidade ou número de pessoas que procuram um certo tipo de produto. Na Lei Geral da Demanda, a quantidade demandada possui uma relação inversamente proporcional com o preço do bem.
  1. A quantidade ofertada é a quantidade ou o número de produtos disponibilizados no mercado pelos comerciantes ou ofertantes de serviços. Na Lei Geral da Oferta, a quantidade ofertada é diretamente proporcional ao preço do bem ou preço do serviço.
  1. Quais são as variáveis que influenciam na escolha do consumidor? Explique

As variáveis que influenciam a escolha do consumidor são: o preço do bem, a renda do consumidor (pois a depender da renda, ele pode escolher entre produtos de melhor qualidade ou marca específica, de sua preferência), a preferência (se este prefere o produto/serviço X ou Y) e os hábitos do consumidor.

Também, pode ser incluído os fatores sazonais (por exemplo, roupas de frio que serão mais vendidas nas épocas mais frias do ano) e a localização do consumidor (por exemplo, se em sua vizinhança o consumidor terá a oferta do produto/serviço X ou Y).

  1. Qual a diferença da Lei Geral da Demanda e da Lei Geral da Oferta?

Além do que já está elencado nas questões anteriores, podemos indicar que:

Na Lei Geral da Demanda, temos uma relação inversamente proporcional entre a quantidade do produto/serviço e o preço do bem. Já na Lei Geral da Oferta, temos uma relação diretamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade ofertada.

[pic 2] [pic 3]

Assim, ainda que as duas leis analisem preço versus quantidade, em uma tratamos de quantidade de pessoas que procuram um certo produto ou serviço e o preço (Lei da Demanda), na outra a quantidade de produtos ou serviços disponibilizados no mercado (Lei da Oferta).

  1. O que seria o efeito de substituição e o efeito de renda?

Podemos explicar o efeito de substituição da seguinte forma: se um bem X possui um bem substituto Y, ou seja, outro produto similar que satisfaça a mesma necessidade, quando o preço de X aumenta, o consumidor passa a adquirir o bem substituto (o bem Y), reduzindo assim a demanda do bem X. Exemplo: se o preço da Coca-Cola subir, desconsiderando as questões de preferência, poderíamos dizer que as pessoas passariam a consumir mais PEPSI, pois é um produto similar. De forma similar, também podemos citar o consumo de caixas de fósforo ou esqueiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (265.2 Kb)   docx (181.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com