TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que significa Positivismo?

Por:   •  16/5/2019  •  Abstract  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

METODOLOGIA DA ANÁLISE ECONÔMICA

KELLY CRISTINA SANTOS ALEXANDRE DE LIMA DAINEZE

MATRÍCULA: 201720370211

POSITIVISMO E OUTRAS DEFINIÇÕES

Rio de Janeiro

Outubro de 2018

O que significa Positivismo?

Positivismo é uma corrente de pensamento que define a ciência como um conhecimento sistemático obtido a partir de observações empíricas. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos, ou seja, com neutralidade, a partir de axiomas e proposições, independentemente do tempo ou espaço em que se encontra, com o objetivo de compreender as leis que regem o universo.

O termo positivismo faz referência ao real, ao útil, a certeza, a precisão, indicando a unicidade do método-científico, onde todas as ciências devem utilizar o método da observação e experimentação dos fenômenos, é a matematização do conhecimento.

Definição de conceitos

  1. Hipótese - é a suposição de algo que pode - ou não - ser verdadeiro, e que possibilite sua verificação. Etimologicamente, resulta dos termos gregos hypo (debaixo) e thesis (tese), atribuído ao que ficava como base ou princípio de sustentação das leis. Sendo assim, a hipótese é uma proposição testável, que pode ou não solucionar um problema, nascida a partir de uma conjectura cujos dados devem ser comprovados através de uma investigação.

  1. Teoria – conjunto dos princípios fundamentais de algo; a palavra teoria é de origem grega theorein, que significava observar ou examinar. Atualmente, o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, cuja função consiste em afirmar sob que condições se desenvolverão determinadas hipóteses/especulações.  Pode-se dizer que é a parte especulativa de uma ciência, que se propõem a elucidar, interpretar ou explicar um fenômeno ou acontecimento que se oferecem à atividade prática. É um sistema consistente formado por observações, ideias e axiomas ou postulados, constituindo no seu todo um conjunto que tenta explicar determinados fenômenos.
  1. Lei científica –  expressão que estabelece uma relação entre fenômenos ou entre fases de um só fenômeno, que ocorre com certa regularidade, através de observação sistemática associando as relações de causa e efeito. Uma lei científica seria uma proposição universal, supostamente verdadeira, que descreve de maneira generalista algum fenômeno, sob determinadas condições, onde através de processos dedutivos pode estabelecer e prever padrões futuros.
  1. Axioma - é um fato que não é questionado; não deve ser entendido como uma verdade fundamental, mas sim como uma regra inquebrável na hora de formular um teorema. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido. Utilizado como fundamento de uma demonstração, um axioma é, entretanto, indemonstrável; originado, segundo a tradição racionalista, de princípios inatos da consciência ou, segundo os empiristas, de generalizações da observação empírica.
  1. Princípio - verdades básicas de um sistema de conhecimento; o termo tem origem do latim principĭum, que significa “origem", "causa próxima", ou "início”. São enunciações de valor genérico, que condicionam e orientam a compreensão, a aplicação, a integração ou a elaboração de novas normas. Princípios estão associados a ideia de proposições ideais, normas fundamentais, construídas a partir de uma certa realidade, e que buscam a sua compreensão; são os pontos considerados iniciais para um determinado assunto ou questão.
  1. Postulado – é uma proposição que, apesar de não ser evidente, é considerada verdadeira, considerada como fato reconhecido e ponto de partida de uma argumentação/raciocínio.  Do latim postulare, pedir; implica aceitar uma afirmação como verdadeira. O postulado não é necessariamente uma proposição muito clara, é uma expressão formal usada para deduzir algo, a fim de obter um resultado mais facilmente, através de um conjunto de sentenças.

Bibliografia

BIEHL, Luciano Volcanoglo. A ciência ontem, hoje e sempre. Canoas: ULBRA, 2003.

BRUNO, Miguel e CAFÉ, Ricardo. A economia como objeto socialmente construído nas análises regulacionista e da Economia Social de Mercado. Revista de Economia Política, vol. 37, nº1 (146), pp. 23-44, janeiro-março/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com