TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é educação ambiental?

Tese: O que é educação ambiental?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  8.939 Palavras (36 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 36

Prova NP1

O que é Educação Ambiental?

Definições de Educação Ambiental

O conceito de Educação Ambiental varia de interpretações, de acordo com cada contexto, conforme a influência e vivência de cada um.

Para muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc. Dentro deste enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter basicamente naturalista.

Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso (pensamento positivista). Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável (apesar de polêmico o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo em vista ser o próprio "desenvolvimento" o causador de tantos danos sócio-ambientais).

Educação para a sustentabilidade

Ampliando a maneira de perceber a Educação Ambiental podemos dizer que se trata de uma prática de educação para a sustentabilidade. Para muitos especialistas, uma Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável é severamente criticada pela dicotomia existente entre "desenvolvimento e sustentabilidade".

Conceitos educação ambiental

Educação Ambiental foi definida como uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da Educação, orientada para a solução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.

A definição oficial de educação ambiental, do Ministério do Meio Ambiente: “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.

De acordo com o conceito de educação ambiental definido pela comissão interministerial na preparação da ECO-92 " A educação ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões sócio-econômica, política, cultural e histórica, não podendo se basear em pautas rígidas e de aplicação universal, devendo considerar as condições e estágios de cada país, região e comunidade, sob uma perspectiva histórica. Assim sendo, a Educação Ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e espiritual da sociedade, no presente e no futuro." ( in Leão & Silva, 1995).

O CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - define a Educação Ambiental como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência critica sobre as questões ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.

Algumas reflexões pedagógicas sobre os aspectos teórico-práticos da educação ambiental formal.

Este tema será desenvolvido de forma breve com a finalidade de que as equipes de professores nas escolas, através da análise da sua prática pedagógica real e dos pressupostos explícitos ou implícitos que fundamentam a ação docente, identifiquem os elementos favoráveis ou desfavoráveis para a Educação Ambiental.

Há uma vasta bibliografia sobre o tema no País (indicada ao final do trabalho), porém vamos apresentar, de forma esquemática, as diversas abordagens, a fim de suscitar a discussão e de buscar saber quais elementos poderiam servir de base para começar a elaborar os pressupostos teórico-práticos que permitam fundamentar a inserção da dimensão ambiental nos currículos escolares.

As categorias que utilizaremos nesta caracterização são:

- escola;

- ensino-aprendizagem;

- relação professor-aluno;

- metodologia, e

- avaliação.

Estas são geralmente as categorias consideradas nas análises do fazer pedagógico nas diversas bibliografias. Acrescentaremos a elas alguns conceitos básicos e relações subjacentes às diversas teorias pedagógicas, consideradas como explicações históricas do fazer educacional na educação formal, estando mais diretamente ligadas à Educação Ambiental tal como ela se apresenta nos PCNs de meio ambiente:

- relação entre ser humano-natureza;

- relação entre sociedade e cultura;

- concepção do conhecimento; e

- concepção da educação.

A intenção é simplesmente, como já expresso: lembrar aos professores essas diversas abordagens, por todos conhecidas, com a finalidade de suscitar uma discussão em relação à sua prática pedagógica e identificar as teorias que, implícita e explicitamente, perpassam suas atividades. Discutiremos, ainda, as diversas modalidades de estrutura curricular que derivam das diversas abordagens pedagógicas. Finalmente, discutiremos as características da Educação Ambiental formal e quais modalidades teórico-metodológicas são importantes para sua concretização em nível escolar. A seguir, fazendo uso de quadros sintéticos, apresentaremos as diferentes abordagens que perpassam a prática real do ensino no Brasil bem como as concepções de currículos que derivam dessas abordagens.

As diferentes abordagens pedagógicas

1 Pedagogia tradicional

Relação Ser Humano e Natureza - O ser humano é dono e senhor (dominador) da Natureza.

- A Natureza passa a ser propriedade privada de alguns homens

Relação

Sociedade e

Cultura - Visão burguesa e individualista, objetivando a perpetuação das relações estabelecidas na Sociedade e na Cultura.

- Separação da concepção de "Sociedade" e de "Cultura" da concepção de "Natureza"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com