TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O valor de normas sociais que regem a NR dos frigoríficos

Artigo: O valor de normas sociais que regem a NR dos frigoríficos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

DESTACAR A RELEVÂNCIA SOCIAL DAS NORMAS REGULAMENTADORAS (um mergulho NOdos frigoríficos, "carne e osso" )

27/11/2012

Representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo federal, que compõem a Comissão Tripartite que vem nos últimos anos debatendo a Norma Regulamentadora (NR) dos frigoríficos, concluíram com êxito seus trabalhos aprovando 16 artigos com 216 subitens para enfrentar o alto número de adoecimento por condições de trabalho que atinge o setor. A NR dos Frigoríficos traz melhorias fundamentais para a saúde e a segurança da categoria, com mudanças nos ambientes de trabalho, no ritmo e no tempo de exposição, estabelecendo pausas de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados. Esta norma deve contemplar três questões fundamentais para enfrentar a epidemia de lesões e mutilações que vem abatendo, literalmente, os trabalhadores nas indústrias da alimentação: a redução da intensidade do ritmo e das longas e extenuantes jornadas, além de mudanças ergonômicas nos ambientes de trabalho.

Para se tornarem competitivas internacionalmente, e exportarem quatro milhões de toneladas, as empresas estão provocando enfermidades em larga escala devido à altíssima repetitividade e frequência dos movimentos ao longo da jornada. Assim é que após 1995 começou a aparecer o adoecimento em larga escala de punhos, braços, cotovelos e ombros. Sem descanso, pelo ritmo intenso a que estão sendo submetidas, as articulações são danificadas", alertou Paulo Serro, auditor fiscal de Santa Catarina, que viveu 27 anos dentro de frigoríficos, "antes desta tragédia toda", a respeito da multiplicação das Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).

O setor de frigoríficos responde atualmente a 7% do PIB brasileiro, empregando mais de 900 mil trabalhadores submetidos a movimentos repetitivos e a um ritmo intenso e exaustivo de trabalho. Cerca de 90% da exportação brasileira de carnes é de produtos cortados em pequenos pedaços, que exigem um número enorme de movimentos repetitivos e acelerados.

Segundo dados do Ministério do Trabalho somente em 2010, houve 30.000 afastamentos por motivos de doença, e 12.000 deles diretamente ligados a esforços repetitivos. O setor frigorífico é o número um no ranking de doenças laborais.

Após a aprovação da NR o texto será enviado à CTPP (Comissão Técnica Permanente Paritária), que encaminhará o documento para o ministro.

Ao tomar a Palavra o representante da UGT no grupo de trabalho, o Técnico de Segurança Adir de Souza falou do "momento histórico, pois esta norma irá atender mais de 1 milhão de trabalhadores, e que em nome do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, parabeniza a todos

disse ainda que em nome dos Técnicos de Segurança no Trabalho, esta norma deveria se chamar norma Siderlei, pela luta deste velho e combatente sindicalista que se emocionou ao falar ao término dos trabalhos. Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, responsável da transformação de sua indignação - e a de todos os militantes da saúde do trabalhador e trabalhadora com os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de milhares de trabalhadores de nosso país - na construção desta norma. O Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com