TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas que regem os aspectos contábeis da entidade

Por:   •  26/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        balanço social        

2.1 CONAB        

2.1.1 Objetivo        

2.1.2 Normas que regem os aspectos contábeis da entidade        

2.1.3 Política de sustentação da renda dos produtores        

3        CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

               Este trabalho irá apresentar o contexto histórico da CONAB, abordando a personalidade jurídica, atividade, forma de contratação de pessoal, regime jurídico e Lei de criação da empresa, o principal negócio da Conab é cuidar do abastecimento público de alimentos e matérias-primas agrícolas, em cooperação com outros órgãos. A Conab é responsável pela operacionalização dos principais instrumentos de intervenção oficial no comércio de alimentos e matérias-primas agrícolas e dispõe de um grande acervo de informação sobre a dimensão da safra e dos estoques, assim como sobre o funcionamento dos mercados. Tem a incumbência de acompanhar e monitorar continuamente a situação do abastecimento público e propor e/ou executar as políticas públicas relativas ao setor.  A forma de contratação de pessoal é realizada através de concurso e seleção dos candidatos aprovados. Serão apresentados também atividade agrícola regional, vantagens e desvantagens do setor.


  1. BALANÇO SOCIAL

                     O Balanço Social deve permitir que a comunidade visualize as atividades ambientais e sociais desenvolvidas pela organização, o que envolve desde a geração de empregos, passando pelos treinamentos focados nas políticas ambientais, as ações de proteção ambiental e a designação dos lucros da empresa. Os fornecedores, investidores e consumidores necessitam ter uma visão de como a organização lida com suas responsabilidades de ordem comunitária, o que direta ou indiretamente interfere no processo de decisão de compra.

               O Balanço Social (ZARPELON, 2006) tem foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social. Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, que por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo bastante utilizado.

              O balanço social é uma peça chave desse processo de tornar transparentes as ações empresariais, mas, sobretudo de tornar publicas essas ações. Entretanto, não é a única já que existem algumas variações importantes do mesmo relatório contábil baseado em informações similares. “[...] entre os novos modelos de apresentação de informações ambiental destaca-se o Ecobalanço[...]”(GONÇALVES;HELIODORO, 2005).

              A publicação de um balanço social oferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade. A proposta é de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental. (ETHOS, 2009). O relatório deve apresentar também um demonstrativo do Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômico (Ibase), iniciativas de interesse da sociedade (projetos sociais) e de promoção da responsabilidade social em nível local, nacional e global, entre outros indicadores de desempenho da gestão como geração de riqueza, produtividade e investimentos. (ETHOS, 2009).

2.1 CONAB

             A missão da CONAB é “contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícolas e de abastecimento”.

  É uma empresa pública jungida ao Poder Executivo Federal, mais precisamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Sua atuação está ligada à política agrícola e de abastecimento do Governo Federal. A companhia originou-se da fusão de três empresas públicas, que operavam em áreas distintas e complementares: a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), que atuava na área do abastecimento; a Companhia de Financiamento da Produção (CFP) que atuava fomentando a produção agrícola.

O presidente da republica, no uso da atribuição que lhe confere o art.84, inciso IV da Constituição e tendo em vista o disposto art.19, inciso II, da Lei nº 8.029 de 12 de Abril de 1990, Art. 1º Fica Aprovado o Estatuto da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, na forma do Anexo a este Decreto. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3º Revogam-se os Decretos nº 2.390, de 19 de Novembro de 1997, e 3.336 de 13 de Janeiro de 2000.

O legislador brasileiro ainda não criou legislação complementar para regulamentar a atuação da Companhia. Por isso, muitos reclamam que a empresa estaria em situação de inconstitucionalidade. Todavia, diante da mora do Poder Legislativo, o Governo Federal não deixará de desenvolver sua política agrícola por meio da Conab.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (233.1 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com