TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas sociais e valores

Ensaio: Normas sociais e valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Ensaio  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 5

Embora seja difícil distinguir precisamente um conceito de outro, podemos dizer que ____________ são o objetivo ou o sentido da ação social. Por sua vez, ____________ são as restrições e coerções às condutas individuais e coletivas. Enquanto ____________ age internamente nos indivíduos, em sua motivação, ____________ atuam de forma externa.

Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?

Escolher uma resposta.

a. normas – valores sociais – o controle – regras

b. normas – regras – a norma – o valor

c. valores sociais – normas – o valor – as normas Correto

d. valores sociais – normas sociais – o controle – as regulamentações

e. costumes – regras – o hábito – as sanções

Resposta correta: valores sociais – normas – o valor – as normas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta e demonstra compreensão de como valores e normas estão interligados. As normas são regras de comportamento, que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Os valores orientam as ações e são internalizados pelos indivíduos. Assim, as normas, consistem em regras e imposições externas aos indivíduos, mas baseadas em valores sociais.

Question 2

A imagem abaixo está relacionada à lei antifumo, sancionada pelo governo de São Paulo no ano de 2009.

Sobre este contexto, é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. As imposições normativas das sociedades enfraquecem os valores sociais individuais. As normas não refletem os valores de uma cultura, elas representam formas de controle político.

b. As normas não refletem os valores de uma cultura, elas representam formas de controle político

c. As imposições normativas das sociedades enfraquecem os valores sociais individuais

d. As normas constroem os valores sociais, por isso a regulamentação governamental é importante para formar indivíduos conscientes

e. Quando opiniões comuns tornam-se cada vez mais fortes, podem dar origem à normas sociais Correto

Resposta correta: Quando opiniões comuns tornam-se cada vez mais fortes, podem dar origem à normas sociais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque as opiniões comuns, quando se fortalecem, deixam nos indivíduos uma sensação de que precisam ser respeitadas, e podem se tornar normas sociais. Por isso, se diz também que as normas são variáveis ao longo do tempo, já que as maneiras de pensar dos indivíduos mudam.

Question 3

Quando existe uma norma num grupo, os membros estão prontos a aplicar sanções e a intervir quando há infração. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. O conceito de desvio social é bem mais amplo do que o de crime, que se refere a uma conduta não conformista que infringe uma lei

b. A lei é uma sanção, definida pelo governo, como uma regra ou um princípio que deve ser seguido pelos cidadãos

c. As normas sociais são acompanhadas por sanções, que promovem a conformidade. As sanções protegem as normas da não conformidade e o conceito de desvio social é bem mais amplo do que o de crime, que se refere a uma conduta não conformista que infringe uma lei.

d. As normas sociais são acompanhadas por sanções, que promovem a conformidade. As sanções protegem as normas da não conformidade

e. O crime e as outras formas de desvio são geneticamente determinadas, por isso a conformidade e o desvio são definidos universalmente Correto

Resposta correta: O crime e as outras formas de desvio são geneticamente determinadas, por isso a conformidade e o desvio são definidos universalmente.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta à medida que a ideia de que o crime e os desvios são determinados geneticamente se tornou amplamente desacreditada. Para a Sociologia, a conformidade e o desvio são definidos de modos diferentes em contextos sociais distintos.

Question 4

“No panorama brasileiro, o estado desordenado do sistema carcerário constitui-se mais um dos efeitos da falência dos paradigmas da modernidade. A prisão serve tão somente para deportar do meio social aqueles indivíduos que representam um risco à sociedade. (…) Ela exclui do ângulo de visibilidade as mazelas sociais, mas não recupera o infrator e não contribui para diminuir as práticas criminosas.”

(Maria Angélica Dassi – “A pena de prisão e a realidade carcerária brasileira: uma análise crítica” – Disponível em: http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/bh/maria_angelica_lacerda_marin_dassi.pdf . Acesso em 22/05/10).

Entre as sanções físicas, empregadas pelo Estado, estão as prisões. Sobre a prisão como resposta ao crime, de modo geral, cabe apontar que:

Escolher uma resposta.

a. Defende-se, na atualidade, uma substituição da justiça punitiva em direção a formas de justiça restaurativa, cujas penas se cumprem dentro da comunidade Correto

b. Todas as afirmativas são falsas

c. Os países com menores índices são aqueles nos quais o Estado associa o sistema prisional às sanções físicas, como a pena de morte

d. Sistemas de justiça criminais mais punitivos levam a um constante declínio da população carcerária

e. O constrangimento físico e o cerceamento da liberdade são sanções plenamente eficazes para a manutenção da ordem social

Resposta correta: Defende-se uma substituição da justiça punitiva em direção a formas de justiça restaurativa, cujas penas se cumprem dentro da comunidade.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta considerando que alguns defensores da reforma penal apontam que em lugar de serem separados da sociedade e desprotegidos das consequências de seus atos criminosos, os infratores devem ser chamados a contribuir em projetos de serviço comunitário ou a participar de sessões mediadas de reconciliação com as vítimas.

Question 5

Considerando a perspectiva de controle social, é incorreto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. O controle social se relaciona à necessidade de ordem social, que por sua vez está apoiada em uma rede de papéis sociais. Entre as formas de se exercer o controle social está a socialização, a pressão do grupo e a sanção

b. O controle social implica técnicas, estratégias e esforços para regular o comportamento humano

c. Entre as formas de se exercer o controle social está a socialização, a pressão do grupo e a sanção

d. O controle social se relaciona à necessidade de ordem social, que por sua vez está apoiada em uma rede de papéis sociais

e. O mecanismo de controle social não envolve a coação para o cumprimento de papéis sociais Correto

Resposta correta: O mecanismo de controle social não envolve a coação para o cumprimento de papéis sociais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, porque para o funcionamento da sociedade é fundamental que aqueles que não cumpram seu papel sejam coagidos a faze-lo, daí a importância do controle social.

Question 6

Considerando a perspectiva dos valores sociais:

1. Os valores, mesmo dentro de uma mesma sociedade, variam de acordo com grupos, camadas e classes sociais.

2. A sociedade impõe aos indivíduos um conjunto de valores ideais visando a orientação de seus respectivos pensamentos e atos.

3. A variabilidade de valores ao longo do tempo é indicativo de desvio social e marginalidade em ascensão.

Escolher uma resposta.

a. Apenas a afirmação 3 é falsa Correto

b. As afirmações 1 e 2 são falsas

c. Apenas as afirmações 2 e 3 são verdadeiras

d. Nenhuma das afirmações é verdadeira

e. A afirmação 2 e 3 são falsas

Resposta correta: Apenas a afirmação 3 é falsa.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, porque os valores são altamente variáveis dentro das perspectivas e possibilidades das sociedades e dos indivíduos.

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »