TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES DE MERCADO E FUNDAMENTO

Relatório de pesquisa: OPORTUNIDADES DE MERCADO E FUNDAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

OPORTUNIDADES DE MERCADO E JUSTIFICATIVA

O mercado está repleto de produtos e serviços. Todo mundo copia todo mundo, enquanto outros tentam superar a qualidade, o preço, em fim, vivemos a era do consumismo desenfreado e isso gera a oportunidade de cada dia surgir um novo negócio, um novo produto no mercado.

Nosso desafio agora é desenvolver um novo negócio, precisamos identificar uma oportunidade para ingressar no mercado. Temos a missão de explorar um negócio novo que seja aceito pelo mercado consumidor, e mais que isso; que seja uma necessidade do mercado.

Escolhemos então explorar o negócio de embalagem para presentes. Como as datas comemorativas são a apoteose do comercio, então dar presentes é um ato repetido milhares de vezes por milhares de pessoas. Todo dia alguém faz aniversário, as pessoas casam, se formam, têm filhos, e os amigos e conhecidos costumam presentear. Afinal dá um presente é uma forma de agradar, de provocar um sorriso no rosto de alguém, e todo presente tem que está muito bem embalado, então esse mercado cresce em uma velocidade que nem se pode imaginar. Muitas vezes a embalagem chega a valer mais que o próprio presente, conforme foi citadas em uma reportagem do programa de televisão “Pequenas Empresas Grandes Negócios”.

Acreditamos nessa oportunidade por que ela nos parece bastante promissora, não vai precisar de um grande investimento inicial, podemos ampliar o negócio pouco a pouco com recursos próprios à medida que a empresa começar a faturar. É uma oportunidade que pode ser amplamente explorada, pois além de produtos de consumo contínuo haverá também produtos personalizados para datas especificas. Cada data comemorativa será uma nova oportunidade de lucro, de investimento e de consagração com o mercado consumidor.

Visamos um fábrica de embalagens altamente sustentável, não só por uma questão de responsabilidade social, mas também de sobrevivência, pois atualmente a cadeia produtiva de empresas que dependem de material como plásticos e papéis está naturalmente ligada à reciclagem.

Outra oportunidade importante a destacar é o atual aumento econômico que está alterando significativamente o poder de compra das classes menos favorecidas deste país o que nos traz a oportunidade de liberar o tremendo potencial do consumo doméstico e assegurar a maior vantagem competitiva do nosso país: a sua dimensão demográfica.

Não acreditamos que existam ameaças no setor, pois as datas vão sempre acontecer e todos vão continuar presenteando seus entes queridos. E o porte da empresa nos dá flexibilidade para atender e personalizar as demandas do mercado.••••.

ETAPA 2

FORMAÇÃO DA EMPRESA E ORGANOGRAMA

Para dar inicio ao processo de concepção de nossa empresa de embalagens vamos primeiro escolher o local mais adequado para realizarmos a nossa atividade empresarial. Vamos alugar um ponto comercial com espaço suficiente para serem instaladas as maquinas cortadoras de papel, e a acomodação de todas as pessoas que serão envolvidas no esquema de funcionamento da empresa. Estima-se ser necessária uma área de 120m², com flexibilidade para ampliação conforme desenvolvimento do negócio. Os ambientes serão divididos em galpão de produção, escritório e depósito para estoque.

O galpão de produção vai abrigar bancadas, mesas e cadeiras para o trabalho de dobragem e montagem das embalagens. Também vai contemplar os computadores, impressoras e scanner para o trabalho de criação visual das embalagens.

O escritório destina-se ao atendimento a clientes e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho da administração. Serão compostos por uma mesa de trabalho, cadeiras e computador. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção.

As paredes serão pintadas com tinta acrílica. Nas áreas externas deverá ser pintada em tons claros. Na fachada serão aplicadas texturas e tintas especiais a fim de personaliza e valorizar o ponto.

Será utilizado forro de gesso a fim de proporcionar a criação de diferentes efeitos de iluminação. Lâmpadas embutidas com focos direcionados às vitrines e prateleiras. Verificar possibilidade de aproveitar a luz natural, visando economia da conta de luz.

Após definição do endereço, preferencialmente no centro da cidade, será escolhido o contador que fará o processo de abertura da empresa e que nos prestará assessoria contábil para assim podermos funcionar de maneira a não ter problemas com os entes federativos.

Como vamos começar no estilo micro, todo mundo vai colocar a mão na massa e somente à medida que os pedidos forem aumentando é que haverá contratação de mais funcionários, enquanto a demanda for pequena, na fase de divulgação e lançamento dos produtos no mercado, seremos apenas os sócios trabalhando.

A fábrica de caixinhas e sacolas para presentes será inaugurada em 25 de abril de 2013, e será localizada no centro de Fortaleza. Durante o primeiro mês de funcionamento vamos nos dedicar a produzir os mais variados modelos e tamanhos das embalagens, depois vamos fazer panfletagem em pontos de vendas para divulgarmos os produtos. Deixaremos unidades em lojas de presentes, assim a pessoa compra o presente e já escolhe a embalagem, ou então compra a embalagem para utilizar em outro produto que irá presentear, ou simplesmente comprará porque é um produto bonito e serve até de decoração.

Nossa equipe de empreendedores vai mergulhar de cabeça em mais esse projeto que promete dá uma alavancada em nossa carreira como administradora e nos ensinará como gerir uma empresa mesmo que pequena. Vamos colocar a teoria que tanto estudamos em prática.

Agora que falamos dos produtos e de como pretendemos ingressar no mercado definiremos pontos importantes que nos ajudarão nesta empreitada.

Então para essa Empresa:

A MISSÃO é: Produzir embalagem de presentes resistentes, compactas e bonitas a preço justo.

A VISÃO é: Atender o mercado com produtos de qualidade visando sempre à plena satisfação de todos os clientes da cadeia.

Os VALORES são: Empresa sustentável, com Responsabilidade Social e Ambiental, compromisso com os clientes e com a sociedade onde estamos inseridos.

FUNÇÕES

Cada sócio terá uma função dentro da empresa. Sendo assim resolveremos essa questão antes que a empresa seja aberta, para que conste no contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com