TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS ECONÔMICOS

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA 

 

 

 

Jennifer Pinheiro dos Santos (N885AH-7)

Raíssa Neves Fernandes (N886HH-4)

Tayres De Souza Melo (C9939G-1)

 

 ´´ SISTEMAS ECONÔMICOS``

Prof. Rosangela

 

 

SÃO PAULO, ABRIL

2016


JENNIFER PINHEIRO DOS SANTOS
RAÍSSA NEVES FERNANDES
TAYRES DE SOUSA MELO

SISTEMAS ECONÔMICOS

Projeto de pesquisa para conhecimento em Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.


Orientador: Prof.ª Rosangela

SÃO PAULO
2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. SISTEMAS ECONÔMICOS         5 a 6
  2. TIPOS DE SISTEMAS ECONÔMICOS        7
  3. CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS        8 a 9
  4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS        10 a 11
  5. PAÍSES QUE ADOTAM OS SISTEMAS ECONÔMICOS        12 a 13
  1. CONCLUSÃO        14 a 15
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal tema os Sistemas Econômicos, demonstrando o seu conceito, os tipos existentes destes sistemas, suas características, suas vantagens e desvantagens e por fim, os países que adotam esses tipos de Sistemas Econômicos.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1. Sistemas Econômicos

 Compreende-se que os Sistemas Econômicos são uma junção de diversos elementos (produção, distribuição e consumo), que atuam na produção de bens e serviços que suprem as necessidades da sociedade, sendo organizados economicamente, socialmente, juridicamente e institucionalmente.

 Os elementos integrantes de um Sistema Econômico são compostos por:

  • Fatores de produção - são os recursos humanos, tais como: capital, terra, trabalho, recursos naturais, tecnologia e capacidade empresarial.
  • Complexo de Unidades de Produção - são constituídos pelas empresas.
  • Conjunto de Instituições Políticas, Jurídicas, Social e Econômica – são constituídas pela base de organização da sociedade.

 Através deste sistema, é possível o direcionamento dos problemas da economia, como por exemplo: a falta de distribuição de recursos produtivos que possuem determinado limite e tudo relacionado à questão econômica, como por exemplo: a gestão da economia, o tipo de propriedade, a circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.

 Vale ressaltar que através das questões centrais da economia (O que produzir? Como produzir? Para quem produzir? e Qual quantidade?), as soluções irão depender dos tipos de Sistemas Econômicos (Sistema Capitalista, Sistema Socialista e Sistema Misto).

Os Sistemas econômicos possuem as seguintes funções básicas:

  1. Esclarecer a produção e a quantidade de bens e serviços para serem produzidos;
  2. Determinar os recursos que irão ser empregados, com quais técnicas e quem irá produzi-los;
  3. Diferenciar se será toda a sociedade que desfrutará dos bens e serviços, ou se serão apenas alguns.

2.2. Tipos de Sistemas Econômicos

Dos Sistemas Econômicos, os mais "utilizados ou conhecidos" pela sociedade atualmente, são os:

Sistema Econômico Capitalista

  • Regido pelas forças de mercado;
  • Livre iniciativa;
  • Propriedade privada dos fatores de produção.

 Esse tipo de Sistema Econômico caracteriza-se pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Ou seja, os proprietários/empresários são quem tomam as decisões referentes à produção e estabelecimento de preços. Isso, de acordo com a demanda da população, e com o mercado.

Sistema Econômico Socialista

  • Órgão central de planejamento;
  • Propriedade pública dos fatores de produção.

No socialismo, o Estado é dono de todas as propriedades, e tenta fazer com que todos trabalhem em regime de igualdade. O Estado divide depois em partes iguais a produção. Com o tempo, na teoria socialista, a população se acostumaria com isso e o Estado um dia desapareceria, as pessoas passariam por si só a viver dessa forma. 

Sistema Econômico Misto

  • Mercado;
  • Estado.

O Sistema Econômico Misto caracteriza-se pela existência, no seio do universo econômico, de duas esferas de interesses: a pública e a privada e pela participação crescente do Estado, por inúmeras razões, na vida econômica, quer em serviços tradicionais, quer em novas atividades de produção e de promoção.

Em um sistema deste tipo, o papel clássico do "mercado" é complementado por outros mecanismos tendentes a corrigir e aperfeiçoá-lo.

2.3. Características dos Sistemas Econômicos

SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA

  • Propriedade privada dos meios de produção: no capitalismo, os meios de produção pertencem a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, de maneira geral. Porém, em muitos países capitalistas existem as empresas estatais, que atuam nos transportes, fornecimento de água e energia. O Estado (ou país) é o dono das empresas estatais, e nas últimas décadas muitos países estão diminuindo essas empresas estatais, privatizando (vendendo) elas.
  • Economia de mercado: as empresas são livres para decidirem quando, onde e como produzir as mercadorias e de que maneira vendê-las.
  • Lei da oferta e da procura: os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e com a quantidade do produto em oferta. Exemplo: Se há grande produção de café, o preço dessa mercadoria tende a cair, mas se a produção é pequena o preço tende a aumentar.
  • Concorrência: para obter maior rentabilidade, as empresas tem que oferecer produtos de qualidade com bom preço. A concorrência entre as empresas é boa para o consumidor, pois amplia as opções de compra e faz os preços baixarem.
  • Lucro: é o principal objetivo da organização da produção. Para aumentar o lucro, os donos dos meios de produção precisam diminuir os custos das mercadorias, buscando matérias primas mais baratas, evitando desperdícios, por exemplo.

SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA

  • Estatização: as terras e os meios de produção passam a pertencer ao poder central do país, que também decide sobre o salário dos trabalhadores.
  • Economia planificada: as atividades econômicas seguem um plano do Estado (poder central do país) para garantir à população o acesso aos bens e serviços necessários para sua qualidade de vida.
  • Pleno emprego: para organizar o país, garantindo o bem estar de todos, o Estado cria um imenso quadro de funcionários. O pleno emprego favoreceu o surgimento de uma imensa burocracia nos países socialistas. A burocracia significa que os documentos, certidões e declarações se tornam difíceis de conseguir, pois existem muitas repartições e funcionários para realizar a expedição desses simples documentos.
  • Relação social: o objetivo do socialismo era eliminar as diferenças sociais, a relação social significa a igualdade entre todos os trabalhadores. Mas, os países socialistas davam enormes privilégios aos dirigentes do Estado.

 SISTEMA ECONÔMICO MISTO

Na economia mista, o Estado, além de orientar a economia, detém a propriedade de importantes empresas em setores estratégicos (banca, indústrias transformadoras, transportes, saúde e educação). A maioria dos países do mundo, incluindo países com regimes políticos considerados democráticos, tem uma economia mista. O capitalismo econômico e o socialismo vivido na China colocam este país como um exemplo de economia mista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (245.1 Kb)   docx (185.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com