TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operação da empresa no Brasil

Tese: Operação da empresa no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 17

Nascida no ano 2000, com a fusão das centenárias cervejarias Brahma e Antarctica, empresas brasileiras líderes no setor de bebidas, a Companhia de Bebidas das Américas, sucedida pela Ambev (como explicado na seção de Governança Corporativa), ampliou e consolidou, em 13 anos de existência, sua liderança no Brasil e na América Latina. Hoje parte da Anheuser-Busch InBev n.v./s.a (ABI), maior grupo cervejeiro do mundo, a Ambev opera em 16 países das Américas e ocupa, isoladamente, a 4a posição – em termos de volume – dentre as maiores cervejarias globais. Sua marca de cerveja Skol é a 3a mais consumida no mundo e seu refrigerante Guaraná Antarctica é líder histórico no mercado brasileiro do segmento de guaraná. A Ambev está também entre as maiores engarrafadoras de Pepsi em todo o mundo. Desde 2012, a companhia é a empresa de maior valor de mercado no Brasil e na América Latina.

Com um amplo portfólio, a Ambev produz, envasa e comercializa no Brasil cerca de 30 marcas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Nossos principais produtos são: as cervejas Antarctica; Antarctica Sub Zero; Brahma; Brahma 0,0%; Skol; Skol Beats; Skol Beats Extreme; Bohemia e família; Budweiser, Original, Serramalte e Stella Artois, além do Chopp Brahma claro e black. Dentre os refrigerantes há o líder Guaraná Antarctica e suas variações; Soda Antarctica, Pepsi e família; Sukita; e a Antarctica Citrus. Os de- mais destaques da categoria não alcoólicos ficam por conta da H2OH!; do isotônico Gatorade, do chá Lipton e do energético Fusion Energy Drink. O portfólio da companhia conta também com as marcas Caracu, Franziskaner, Hoegaarden, Kronenbier, Leffe, Norteña, Patricia, Polar Export, Quilmes, Baré, Citrus Antarctica, Teem e Água Tônica Antarctica. Por fim, a Ambev distribui ainda as marcas de água Nestlé Pureza Vital e São Lourenço, graças a uma parceria com a Nestlé, e também o energético Monster.

Com sede em São Paulo, Brasil, a Ambev atende os mercados nos países em que mantém operações: Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent, além de realizar um pequeno volume de exportação para alguns países. Seus principais clientes são revendedores e distribuidores de bebidas, supermercados, bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, quiosques e franquias. GRI 2.4 | 2.5 | 2.7

A operação da empresa no Brasil conta com 29 fábricas de bebidas; quatro operações verticalizadas que produzem rótulo, concentrado de refrigerante, rolha e vidro; duas maltarias; e cerca de 80 centros de distribuição que abastecem 1,2 milhão de estabelecimentos comerciais, além de 168 revendas terceirizadas. Para chegar a todos os municípios brasileiros, a empresa gerencia uma das maiores e mais modernas frotas de caminhões em circulação no país, num total de 6,5 mil veículos, com idade média de quatro anos (ante 27 anos na média nacional), que realizam mais de 100 mil viagens por mês. Nos demais países da zona denominada América Latina Norte (LAN), que ainda conta com a Guatemala, República Dominicana, Nicarágua, El Salvador, Dominica, Antigua e St. Vincent, a Ambev possui cinco fábricas. Já nos países da zona América Latina Sul (LAS) – composta pela Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, a Ambev possui outras 23 fábricas, cinco maltarias e três unidades de produção verticalizada compõem a operação da empresa. Por fim, no Canadá, a companhia conta com seis cervejarias.

Hoje, a Ambev opera em 16 países das Américas e ocupa, isoladamente, a 4a posição entre as maiores cervejarias globais

Ao longo de sua existência, a Ambev se tornou um modelo de eficiência, gestão, controle de custos e geração de valor. Nos últimos quatro anos, a companhia investiu cerca de R$ 10 bilhões em sua operação. São aportes destinados à tecnologia, pesquisas e inovações, qualificação e valorização de seus profissionais, ampliação e construção de novas fábricas, modernização e aquisição de equipamentos, bem como para garantir maior eficiência nas vendas e nos processos logísticos e de distribuição

Sustentabilidade

As práticas econômicas, sociais e ambientais da Ambev são refletidas no modo como a companhia se relaciona com seus stakeholders.

Nossa gestão tem base nos chamados três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Nosso modelo de gestão é coerente com o nosso sonho: ser a Melhor Empresa de Bebidas em um Mundo Melhor. Por isso, adotamos os três pilares da sustentabilidade como base da nossa atuação e mantemos, desde 2001, uma área dedicada à responsabilidade socioambiental.

Dedicamos atenção especial aos aspectos econômicos, sociais e ambientais relacionados às nossas atividades e isso se reflete no modo como a Ambev se relaciona com os públicos de interesse – os stakeholders.

Além de gerar dividendos para os acionistas, proporcionamos resultados para toda nossa cadeia produtiva: oferecendo empregos, pagando impostos e investindo nas comunidades onde estão nossas unidades.

Para reduzir o impacto de nossas atividades no uso de recursos naturais, mantemos um Sistema de Gestão Ambiental. Nos últimos anos, aumentamos a ecoeficiência em nossas fábricas – reduzindo o consumo de água e as emissões de gases de efeito estufa, bem como ampliando a reciclagem de subprodutos e resíduos.

A Gente Ambev é o ativo de maior credibilidade que temos no mercado. Por isso, contratamos as melhores pessoas, sempre empenhadas e motivadas. Com a Gente Ambev, disseminamos nossa Cultura, promovemos ações de consumo responsável e incentivamos a todos pela adoção de uma atitude positiva.

Nosso Código de Conduta e os dez princípios da Cultura Ambev também incentivam os funcionários na promoção de ações sociais. Um dos eixos da Universidade Ambev, nossa principal iniciativa de capacitação, orienta os funcionários para que mantenham um relacionamento sustentável com a sociedade.

Política de Responsabilidade Global de Suprimentos da Ambev

A responsabilidade empresarial é uma das principais características da atuação da Ambev.

A empresa está empenhada em cumprir padrões elevados de comportamento responsável em suas próprias operações ao redor do mundo e encoraja um compromisso equivalente entre seus parceiros comerciais. Para tanto, mantém uma política clara, objetiva e transparente. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com